domingo, 21 de junho de 2009

Careca Bianchesi: Mais do que apenas uma troca


1991 foi o ano em que comecei a acompanhar pra valer o Palmeiras. Antes disso tenho apenas algumas lembranças da Copa de 90 e do álbum de figurinhas da Copa União de 1987 com as suas figurinhas carimbadas...
Por isso mesmo o meu primeiro ídolo do Palmeiras foi o Careca Bianchesi. Admito que não sei se ele era craque, bom jogador ou perneta no Palmeiras, mas naquele ano de 1991 era ele que fazia o maior parte dos gols alviverdes (pelo menos na minha memória)... Chegou até a ser convocado para a seleção brasileira daquele ano que disputaria a Copa América (se não me engano o Odair também foi convocado)
Pesquisando no Google vi que ele foi revelado no Marília e passou por Novorizontino e Guarani antes de chegar ao Palmeiras em 89. Acho que 91 foi o melhor ano dele com a camisa do alviverde, mas não posso afimar isso... Por favor, quem lembrar comente a passagem do Careca no Palmeiras.
Um fato me lembro bem: em um almoço de 1991 assistindo a Gazeta Esportiva (ao meio-dia?!) e a apresentadora Wania Westhpal que eu achava linda anunciou a troca do meu grande ídolo Careca Bianchesi por um tal de Evair da Atalanta da Itália... Devo ter pensado: "Caraca, quem foi a anta que fez essa troca maldita? Trocar o meu grande ídolo por esse cara que nunca ouvi falar."
Obviamente o tempo passou e provou que a anta era eu. O Evair entrou para a galeria de mitos do clube e o Careca eu nunca mais tive notícias. E me parece que o Atalanta pagou uma grana para nós e colocou o Evair de contra-peso na troca...Grazie!!!!
Acho até que é uma injustiça que os palmeirenses só se lembrem dele pela troca com o Evair. O Careca não ganhou nenhum título pelo clube, mas acho que ele não era nenhum Bizu. Até por isso fica a lembrança ao meu primeiro ídolo no futebol.

13 comentários:

  1. Ele era fraco tecnicamente..fazia alguns gols é só não tinha mais como evoluir.....Evair já era completo tanto taticamente como tecnicamente foi um dos maiores craques que o palmeiras já teve!!!!

    ResponderExcluir
  2. Pelo que me lembre, Bianchesi (que passou a ser conhecido assim na Itália, cortando o Careca do nome) jogou até bem na Atalanta e rolou até uma história de ele se naturalizar italiano pra tentar arrumar uma vaguinha na Azzurra...

    ResponderExcluir
  3. Erich, o Careca foi bem na Atalanta? Depois que ele saiu do Palmeiras não me lembro de notícias dele...
    Marcelo,realmente é covardia comparar o Evair com o Careca, mas naquele ano de 91 não achava ele tão ruim.
    Abraços, Fábio

    ResponderExcluir
  4. Num tou bem certo, tou tirando de memória. Ele era meu centroavante de time de botão, eu tinha a camisa 9 com o patrocínio da Coca-Cola... o que tenho certeza é que, quando eu soube da troca de centroavantes, pensei "ah, Evair, aquele que era do Guarani. Cara bonzinho, mete uns gol aê..."

    ResponderExcluir
  5. Primeiro: Evair era disparado melhor.

    O Careca não era tão fraco como alguns dizem, chegou a seleção com o Técnico Falcão. Tinha estilo clássico e técnica razoável, além de goleador.

    É irmão do ex-goleiro Sérgio que fez carreira no Santos, o atual Sérgio Guedes, técnico do Santo André, e técnico vice-campeão paulista de 2008 pela Ponte Preta.

    ResponderExcluir
  6. Boa Fábio... taí um cara que merece MESMO estar neste blog.

    Careca chegou em 89, junto com Neto, mas não jogou nada naquele ano. Em 90 foi melhor.

    Careca não era brilhante e nem mesmo diferenciado. O ponto é que na época, a média do futebol brasileiro estava fraca e no Palmeiras a coisa era ainda pior. O futebol brasileiro estava em um momento de transição. Após o vexame da Copa de 90, os jogadores que a disputaram e que tinham memso melhor qualidade(Careca, Muller, Romário, etc) foram taxados de mercenários e vendidos já que a maioria atuava fora do país. Assim assumiu Paulo Roberto Falcão com o objetivo de renovar e tornar "mais brasielira" a seleção.

    Jogando em um time grande, passando por boa fase e sem muitos concorrentes no país, Bianchesi foi convocado pelo técnico para Copa América 91, onde era reserva de Luis Henrique(Flu) e Mazinho Oliveira(Vas). No jogo de nossa eliminação, contra a Argentina, entrou durante o jogo e ficou menos de um minuto ao ser expulso. Careca agrediu o ex-zagueiro Oscar Ruggeri, que virou treinador anos depois.

    Falcão tbm convocou Careca para um jogo contra uma seleção do resto do mundo na comemoração dos 50 anos de Pelé. Acho que ele nem entrou em campo.

    A melhor coisa que ele fez foi mesmo ter sido trocador pelo mestre Evair !!!

    Pra apiorar, lembro de uma entrevista dele, já aposentado no México, dizendo que seu time de coração era o SPFW.

    Desculpe te frustrar ainda mais Fábio, mas seu primeiro ídolo no Verdão era um jogador do nível do Gaúcho, um Alex Mineiro piorado e ainda por cima era bambi, hehehe...

    Grande Abraço,
    FC

    ResponderExcluir
  7. Pô Fabricio, o cara era bambi??? Pqp...ingratidão é foda...q decepção...
    Pelos comentários ele realmente era ruinzinho, mas poxa naquele ano de 91 o Careca fazia uns golzinhos velhos pra nós...tava começando meu amor pelo alviverde precisava ter um ídolo...era ele ou o Odair...hehehe...
    Abraços, Fábio

    ResponderExcluir
  8. À volta de 1984, os jovens Careca (Guarani, Palmeiras, Seleção Brasileira), Bernardo (São Paulo, Corinthians, Seleção) e Giba tiveram aulas de violão comigo, em minha escola bem perto do Estádio do Mac. Eram gente muito boa e bons de bola. O Careca à época já namorava com a moça com quem ia se casar. Muito bom de bola, só era meio esquentado, o que o tirou da partida de estréia na seleção brasileira. Autor de belos gols, teve uma carreira invejável no futebol. Prof. Celso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ACOMPANHEI A O INICIO DE SUA CARREIRA, IA TODOS OS DIAS AOS TREINOS DO MAC, E JÁ DAVA PARA VER QUE ELE ERA DIFERENCIADO. FOI CONTEMPORANEO DO BERNARD E DO GIBA, PORÉM ELE ERA BEM MELHOR, AQUI JOGAVA DE PONTA ESQUERDA, CONFESSO QUE NUNCA VI ALGUEM DRIBLAR COMO ELE EM POUQUISSIMO ESPAÇO.
      SE JOGASSE HOJE SERIA COM CERTEZA UM DOS MELHORES DO PAÍS, TÁ DIFICIL VER COMO TEM JOGADOR RUIM NOS TIMES GRANDES, VEJA SÓ MEU VERDÃO.......

      Excluir
  9. CONEÇO DESDE ANTES IR PARA O MARILIA, EPOCA EM QUE JOGAVA NOS CAMPOS DE RIO CLARO SP, CIDADE DO CORAÇÃO , JOGOU NO NACIONAL, JUVENTUS, FOI PARA O MAC EM UM JOGOS ABERTOS NA CIDADE DE RIO CLARO, ONDE O CARECA, GIBA, ERALDO , AMAILDO E NENE, ERAM OS ATLETAS DA SELEÇÃO AMADORA DE RIO CLARO, FIZERAM TESTES NO MAC E ACABARAM FICANDO, CARECA E GIBA DERAM SEQUENCIA, NENE, AMARILDO E ERALDO INFELIZMENTE NÃO CONSEGUIRAM DAR CONTINUIDADE, CARECA, GILBERTO EUGENIO DA SILVA VULGO GIBA, AMIGOS DO CORAÇÃO

    ResponderExcluir
  10. Perto dos diversos pseudo-centroavantes que tivemos nos últimos anos, esse cara seria mais do que titular.

    ResponderExcluir
  11. Careca Bianchesi era sim um bom jogador , nao a nivel do Evair porem chegou a Seleção Brasileira coisa rara no Palmeiras naquela epoca de vacas magrelas , e como foi mencionado acima alem do Evair o Palmeiras recebeu uma grana tambem devido a ele ser um bom atacante

    ResponderExcluir
  12. Para mim foi o jogador mais importante daquele time junto com o betinho que era um meia bom de bola. Se tivessem ganhando algum título de maior expressão, seriam lembrados até hoje.

    ResponderExcluir