segunda-feira, 13 de julho de 2009

Evair- Um perneta???


Antes que xinguem a minha mãe ou eu de gambá, eu explico o título (sensacionalista) do post!!! Qual seria a lembrança que nós palmeirenses teríamos dele se a anta do Nelsinho Baptista ganhasse a queda de braço com o Evair e os jogadores afastados em 1992? Será que o nome deste blog ao invés de "De Gioino a Bizu" seria "De Gioino a Evair"??? hehehe...
Graças a Deus o Nelsinho foi chutado e o mito Evair continuou no Parque!!!! Mas imagine se o Evair fosse dispensado e nunca mais vestisse o manto verde... sai zica!!!!
Uma pergunta para quem viveu aquela época: o Evair estava jogando mal antes de ser afastado ou era uma birra do Nelsinho que precisava responsabilizar alguns pelos maus resultados? O Evair foi injustiçado ou realmente estava muito mal?
Posso estar errado, mas o Evair ficou um bom tempo afastado e treinando em separado do grupo. Não sei ao certo o tempo, mas me parece que foi ao menos um mês.
Outra coisa que eu li porém não sei se é verdade: a contratação do Evair foi vista com muita desconfiança pelos palmeirenses porque o jogador apresentava um problema na coluna. Isso é verdade? Ele demorou para se firmar no Palmeiras?
Por favor, quem puder tire essa outra dúvida minha. Pelo que me lembro o Evair ficou machucado um bom tempo no (inesquécivel) campeonato Paulista de 1993 e só foi titular mesmo na segunda partida da final contra os gambás. Essa é outra verdade ou minha memória está me traindo?
Bom, mas felizmente o deus Evair será sempre amado e o Nelsinho será sempre xingado pelos alviverdes!!!! E que você volte para a sua casa (verde) Evair!!!!

7 comentários:

  1. Que eu me lembre, o Evair sempre conviveu com um problema de hérnia de disco. Ele só veio para o Palmeiras em troca do Careca. A parte do afastamento não me lembro com clareza, mas deveria ser birra mesmo. Graças a Deus que foi o Nelsinho a puxar o carro.

    ResponderExcluir
  2. o Evair jogou quase todo o campeonato paulista onde o teqnico erar o Otacilio Gonçalves e foi substituido pelo Luxemburgo.
    Ele veio para o Palmeiras em 1991 como parte de pagamento do Atalanta pelo Careca Bianchesi.
    O time de 1991 era muito ruim o ultimo antes da Parmalat e uma andorinha sozinha nao faz verão. Esse time tinha Edu Marangon, Cesar Sampaio e o Luiz Henrique.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Para responder sua pergunta, vejamos os títulos do Evair e sua importância para o futebol...e o que conseguiu esse cidadão chamado Nelsinho Batista (Que para ver se ganhava alguma coisa importante até mudou para Baptista)....Esse Nelsinho é um fanfarrão...me lembro que ele afastou o Evair..o Andrey..o Jorginho (hoje técnico do nosso elenco) e o Ivan goleiro..... mas o time estava em má fase e ele afastou os jogadores para tirar o foco dele e de sua incompetência para jogar a culpa no elenco tipo dizer que a culpa não era dele e sim os jogadores não se esforçavam para melhorar......Maior desculpa esfarrapada ele sempre foi incompetente só trabalhou bem em timinhos de várzea.....Chegou a dizer que o Evair estava acabado para o futebol por causa de uma hérnia de disco...Mas com tempo foi provado que tinha razão!!!!! Ele fez a mesma coisa nos bambi acho que foi em 98 dizendo que o elenco estava cheio de 'laranjas podres"...mas o engraçado é que só ele trabalha com jogadores assim?????

    ResponderExcluir
  4. Mavalen, não sabia que o Evair tinha um problema de hernia de disco, graças a Deus isso nunca afetou ele!!! PS: aproveitei alguns vídeos seus no outro post mas coloquei os créditos...hehehe
    Maurício, realmente o time de 1991 era meio razoável, mas quase chegamos na final do Paulista daquele ano. Infelizmente um certo time se aproveitou (mais uma vez) de um regulamento infame para vencer!!
    Marcelo, percebo uma leve antipatia sua com o Nelsinho...hehehehe... impressionante que alguns setores da imprensa disseram que o Nelsinho era um dos cotados para assumir o Palmeiras depois da saída do Luxemburgo...só podia ser brincadeira isso...
    Abraços, Fábio

    ResponderExcluir
  5. Poucos Palmeirenses se lembram desse fato Evair/Nelsinho, fiquei feliz de ver que alguém, além de mim se lembrou disso.
    O Nelsinho é mesmo isso aí... agora que saiu do Sport, meteu a boca em diversos jogadores e inclusive no Ciro.
    A imprensa estava louca para colocar o Nelsinho no Palestra e ainda bem que ele parece queimado prá time grande e a diretoria, ao que parece, nem lembrou dele.

    ResponderExcluir
  6. O Evair ficou um tempinho machucado em 93, tanto que no primeiro jogo da final, jogou o Maurílio. Inclusive, o poster de campeao da placar, era a foto do primeiro jogo, e um quadradinho em destaque com a foto do Evair., já que estava tudo preparado pra gambazada sair na foto.
    Se não me engano,em 92 ele ficou treinando em separado com o Ivan e com o Jorginho.

    ResponderExcluir
  7. O Evair chegou em 1992 como parte do pagamento pelo Careca, mas ele veio lesionado e descobriram uma hernia de disco na coluna, até me lembro de sua estreia no TORNEIO INICIO, organizado pela TV BANDEIRANTES em 1992. O problema com o Nelsinho foi aquele de sempre, ele escolhe um jogador e o nomeia de LARANJA PODRE, o escolhido foi o EVAIR no palmeiras, surgiram muitos boatos na epoca, alguns até descabidos, mas em solidariedade ao EVAIR, o goleiro IVAN, o zagueiro ANDREI, e o ponta JORGINHO CANTINFLAS, tambem começaram a treinar em separado, e após alguns meses eles foram reintegrados ao elenco

    ResponderExcluir