segunda-feira, 7 de novembro de 2011

É finita!

Foi no dia 18 de agosto de 1990 que me tornei palmeirense. Para quem não sabe, naquele dia o Palmeiras precisava ganhar em casa da Ferroviária para se classificar para a final do Campeonato Paulista e torcer para o Novorizontino empatar contra a Portuguesa. Pois bem, o Novorizontino não ganhou, porém o Palmeiras também não. Um trágico empate por 0x0 com uma bola na trave do Aguirregaray no último minuto.

Mas pai ficou arrasado após mais aquela decepção. Ele ficou quieto pensando se valeria a pena continuar a torcer para o Palmeiras, e mais ainda: se valeria a pena fazer uma criança torcer para um clube que era tão gigante na infância dele e tão zicado na minha. Afinal de contas os pais querem o melhor para os filhos. Naquele momento nada no horizonte dava esperança e se eu quisesse tinha passe livre para torcer para qualquer time do mundo. Contudo eu me antecipei a ele e disse que a partir daquela data eu me tornaria palmeirense pelo resto da vida, não importa o quanto vencedor ou perdedor ele fosse.

Em 1991 vi o Palmeiras ser campeão pela primeira vez. Isso mesmo... campeão do Campeonato Metropolitano de futebol de salão que passava pela finada TV Jovem Pan. Como aquele time de salão ganhava 80% de suas partidas jogando contra times como Eternit, GM, AABB, Corinthians e São Paulo comecei a acompanhar aquele esquadrão de Chiquinho, Cecílio, Paulão, etc. Obviamente não era um título para comemorar na escola ou pendurar o poster de campeão na parede do quarto, mas era importante para mim formar a idéia de um Palmeiras campeão em uma mente infantil.

Em 1992 assisti meu primeiro jogo em um estádio. Foi um Palmeiras 3x0 Goiás no segundo (ou terceiro) jogo do Palmeiras após a parceria com a Parmalat. Meu pai se animou com a parceria e pensou que esse seria um bom momento para afirmar minha “palestrice”. Não me lembro nada do jogo em si, só me lembro de uma multidão de pessoas de verde gritando, contando piadas, trocando memórias, vibrando e xingando um tal de Nelsinho (que eu não sabia direito quem era na época). Após o jogo, um cachorro-quente e um guaraná para celebrar um dia perfeito.

A partir de 1993 não preciso mais dizer o que aconteceu. Acredito que todo palmeirense sabe ou já ouviu falar histórias daquela época em diante. Em 1993 além das inúmeras vitórias, tive uma alegria pessoal: comecei a ser também sócio do clube. Foram quinze anos em que foi sócio (até 2008) e milhares de alegrias e desilusões nesse mesmo período nas arquibancadas muito duras do Palestra. Também já votei duas vezes nas eleições para o Conselho em 2003 e 2007 (naqueles poucos (na época) da UVB).

Gostaria de todo jogador que fosse contratado pelo Palmeiras recebesse um vídeo com a história do Palmeiras e decorasse a seguinte frase: "Leão Eurico Luis Pereira Alfredo e Zeca Dudu Edu Leivinha Ademir Cesar e Nei", como eu precisei aprender. Que antes de qualquer treinamento com a camisa do Palmeiras recebessem um curso intensivo de uma semana mostrando que este time já vestiu a camisa da Seleção Brasileira, que este time resgatou a moral de um país um ano após ele ter perdido a Copa do Mundo em casa, que ele comprou seu estádio com 250 contos de réis sem nenhum centavo público, que o Real Madrid tremia para a gente nos Ramons de Carranzas e Terezas Herreras da vida, etc, etc, etc.

O "protesto" que fizemos na última sexta não tem 0,0000000000001% da importância do protesto que foi feito no dia 24 de outubro pelas Diretas Já. É fundamental destacar isso!!!!! Somente com as eleições diretas alguma outra arrancada heróica poderá ser realizada. Mas ainda assim acredito que foi válido, ou ao menos melhor do que protestar partindo para a agressão, pichando o muro, gritando em frente na casa dos jogadores. Ao menos não escondemos nossas caras, dissemos nossos nomes e sobrenomes e posso informar até RG e CPF se quiserem.

Aceito a crítica de quem não gostou da matéria. Só peço que apontem os mesmos canhões contra conselheiros que vazam informações sigilosas de dentro do clube, contra dirigentes que transformam o clube num balcão de negócios, contra quem resiste às Diretas Já, contra presidentes que dão entrevistas falando mal dos jogadores do próprio time, contra uma geração de vitalícios que ama sua carteirinha e usurpa o clube sem dó, contra jogadores que entram em campos derrotados mas que possuem contas bancárias vitoriosas. Penso que são esses os que tentam diminuir a grandeza de um imponente.

Este blog vai ficar no ar só mais uma semana, depois eu o apagarei para voltar a torcer na minha, sem atingir ninguém, fazendo brincadeiras só entre meus amigos e conhecidos. Não quero mais entrar em discussões e muito menos adquirir o mesmo ódio de alguns. Sempre achei que o Palmeiras seria uma metáfora da minha vida. Não é mais! É uma evocação, aquele pedaço de bolo que desfrutava em sábados frios ou quartas à noite chuvosas, uma lembrança agradável em que tinha Careca Bianchesi como herói e ficava hipnotizado com aqueles 11 homens de verde escuro metálico que lutavam contra o universo (quem era Jaspion ou He-Man perto deles?), que me ensinou o quão doce ou amarga pode ser a vida.

12 comentários:

  1. Não se deixe levar por esse ignorantes.
    Você não menosprezou o Palmeiras. Você deve continuar com seu blog.
    Não deixe o Palmeiras se apequenar ainda mais.
    A proposta do seu blog é clara: homenagear o perebas que vestiram o manto sagrado.
    Acontece que os perebas atuais estão querendo ofuscar o brilho dos antigos. Acho que o Bizu seria titular absoluto hoje.

    ResponderExcluir
  2. concordo com o Edvaldo Fábio! nao termine o seu blog, pois é o que o bando de veinhos carcamanos quer que nós façamos, que nós começemos a não nos importar mais com o nosso palestra, que nos achemos td isso q acontece normal... e o que vc faz ( e muito bem por sinal) é justamente o contrário.
    Ultimamente é a única coisa sobre o Palmeirasd que consigo ler é o seu blog, pois o restante dá nojo de ler.... keep it up my frienD!!!!!

    ResponderExcluir
  3. poxa Fabio, acho sensacional o seu blog, abro ele todo dia pra ver se vc postou algo sobre os condenados q ja vestiram nosso manto sagrado, comento todo dia na escola, foi lendo o seu blog q eu aprendi a discernir os craques dos canceres , vc não pode apagar o seu blog, vc não está zoando o Palmeiras, vc só esta lembrando os torcedores das figuraças q já vestiram essa camisa, como se todos estivessem numa mesa de bar lembrando , isso é q é divertido
    Lembrar dos bons, todo mundo lembra, todo mundo comenta, mas lembrar dos tenebrosos só vc consegue, Por favor não apague o seu blog,

    ResponderExcluir
  4. Fabião....não pára não Irmão...a única coisa que sinto falta no seu Blog são críticas ao Felipão...que mais uma vez nem sequer relacionou os jogadores que ele mesmo avalizou ( Pedro Carmona, Gerley e Paulo Henrique ) preferiu improvisar os volantes de sempre e ainda mais, aos 35 do segundo tempo, com o time perdendo, tirou o Ricardo Bueno e colocou o Márcio Araújo....PODE???
    No mais, seu Blog é perfeito e HONRA O PALMEIRAS !!!
    Continue !!!
    Abraço !!!

    ResponderExcluir
  5. Fábio, vou dizer (escrever) só mais uma vez:

    -NÃO APAGUE SEU BLOG! CATZO!!!!

    Os motivos eu já escreví em comentários anteriores.

    Sobre vcs despertarem o "ódio" de alguns, ESQUEÇA!

    Acho que poucos despertaram esse ódio tanto quanto eu.
    Já fui ameaçado, xingado, ofendido, e tudo o que vc possa imaginar, mas continuo aqui.

    Vc disse que acompanha meus posts no Fórum da MV, onde sou Moderador do espaço.
    Cara, escrevo lá, no 3VV, no Twitter o que eu penso.
    Exponho a MINHA opinião, não da MV ou de quem quer que seja.

    É assim que funciona a coisa.

    Não obrigo ninguém a concordar comigo, mas se vier jogar pesado eu tb jogo.
    Se quer debater na boa é só expor argumentos, nada mais.

    Talvez vcs terem aparecido no Globo Esporte, tenha causado uma certa inveja, que foi usada com a desculpa de que vcs "ofenderam" o Palmeiras.

    BALELA garoto!

    Vou só dizer mais uma coisa:- Não conehcia seu Blog, lí algumas coisas e achei legal, é válido.
    Tem coisas por aí bem piores.

    E se vc apagar este Blog, juro que vou te socar quando te encontrar.
    KKKKKKK

    Fica de boa e não se intimide por expor sua opinião.
    Não calaram a minha, e não irão calar a sua.

    abs e conte comigo mlk!

    VaL_MV

    ResponderExcluir
  6. Puxa, agora que eu cheguei, caspite! Nem pense em apagar, garoto! :)

    ResponderExcluir
  7. Cara, não esquenta. Lembre daquela frase batida: "a unanimidade é burra".
    ÀS vezes temos que rir das desgraças, e vc faz isso muito bem.

    Joab Barros

    ResponderExcluir
  8. Esse Palmeiras x Ferroviária foi duro viu... mas eu tava lá curtindo minha adolescência.

    Rapaz, não acaba com esse blog não. Ele é muito bom e tem muito pereba que passou pelo Verdão pra você escrever.

    Abs

    ResponderExcluir
  9. Cara, continua com o blog! Esqueça o que os radicais dizem, se anos de má gestão não conseguem depreciar a imagem do Imponente, não é você quem conseguiu! Não encerre o blog!

    ResponderExcluir
  10. Concordo q vc deve continuar com o blog cara. Só conheci pela reportagem e achei mto bom, e agora vejo todos os dias.Aqui q eu vejo as grandes pérolas q ja jogaram no Verdão e relembro.

    Não foi a partir de agora q vc teve desafetos,e só por causa disso vc vai parar?

    ResponderExcluir
  11. Cara este post me tirou lágrimas, a tua descrição sobre a tragédia de 1990, o timaço de futsal de cecilio e cia que diga-se de passagem lotou o ibirapuera e foi uam das mais lindas festas que o futsal paulista nunca tinha presenciado. parabens pelo blog. Eu tenho filho de 2 anos e logicamente seria um fracasso de minha parte muito grande ele não ser palmeirense mas enfim a gente tenta de tudo, né.

    ResponderExcluir
  12. "Gostaria de todo jogador que fosse contratado pelo Palmeiras recebesse um vídeo com a história do Palmeiras e decorasse a seguinte frase: "Leão Eurico Luis Pereira Alfredo e Zeca Dudu Edu Leivinha Ademir Cesar e Nei", como eu precisei aprender. Que antes de qualquer treinamento com a camisa do Palmeiras recebessem um curso intensivo de uma semana mostrando que este time já vestiu a camisa da Seleção Brasileira, que este time resgatou a moral de um país um ano após ele ter perdido a Copa do Mundo em casa, que ele comprou seu estádio com 250 contos de réis sem nenhum centavo público, que o Real Madrid tremia para a gente nos Ramons de Carranzas e Terezas Herreras da vida, etc, etc, etc."
    Compartilho desse projeto.

    ResponderExcluir