terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Jairo- Lateral 1988


Na busca incessável do blog de lembrar os jogadores que queríamos esquecer, consiguimos mais uma imagem de um "craque" da década de 80. Graças ao Marcelo Valem (do ótimo site Memória Alviverde: http://memoria.alviverde.sites.uol.com.br/), "homenageamos" agora o jogador Jairo que atuou no Palmeiras em 1988.

Não faço a mínima idéia de como o Marcelo conseguiu essa imagem. Fotos de jogadores do Palmeiras na década de 80 eu só encontro dos poucos bons times daquela época (86 e 89...tiveram outros?).

O Jairo foi um lateral que jogou talvez no pior Palmeiras da década perdida: o time de 1988. Tenho lembranças remotíssimas a respeito de 1988. Só me lembro que o grande ídolo era o Edu Manga, o resto é obscuro até hoje (tirando o bambi do Zetti)...hehehe

Segundo o Almanaque do Palmeiras ele jogou 19 partidas pelo clube e fez um golzinho. Me parece que foi um jogador da escola Fabinho Capixaba ou André Cunha da laterais xingados até a morte nas sociais do Palestra. Quem lembrar dele, por favor, desminta ou confirme a afirmação anterior.

13 comentários:

  1. E ai Fabio tudo certo, o Jairo realmente foi um péssimo lateral,ja havia até citado o nome dele em um comentario de outro post,na minha opinião o Jairo repesenta a mediocridade do nosso time de 1988,que provavelmente foi o pior Palmeiras que eu vi jogar pior até que 2002,lembrar desse cara chega a me dar enjo...

    ResponderExcluir
  2. Eu lembro dele sim. Veio do Juventus da Mooca. Era meia boca. Alguém se lembra do Mariovaldo?

    ResponderExcluir
  3. Fábio, essa foto aí eu tirei do álbum de figurinhas. Se você precisar de mais alguma e não tiver no meu site, me mande um e-mail. Meu pai tem todos os álbums de figurinhas do Brasileirão desde 1988 e alguns do Paulista.
    Saudações Alviverdes!
    Marcelo (Memória Alviverde)

    ResponderExcluir
  4. Fala Fábio, beleza ? Eu, humildemente, contribuo com algumas informações acerca do glorioso Jairo. Pois bem, ele foi titular durante a campanha do Paulistão 88 e no Campeonato Brasileiro foi substituido por Zanata. O tento assinalado por ele se deu em uma pugna contra o XV de Piracicaba, num empate em 3, no interior. Também descobri que em uma peleja contra o Santos, no Pacaembu, ele foi expulso. E, por fim, me resta mais uma vez lamentar por ter nascido em 1988 hahaha.

    ResponderExcluir
  5. Adicionado mais informações, com grande chances de estar certo, nesse fatídico dia do gol de Jairo ele ganhou a promoção do gol milionário VW (feita pela Band, num tempo em que Datena era repoter de campo).
    Mariovaldo e Abelardo foram piores que ele.

    Sugestão para o próximo post: Bandeira!

    ResponderExcluir
  6. Renato, o pior era que o time de 2002 era bom: tinha Marcos, Arce, Leonardo Moura, Zinho, Dodô, ñ era pra ter caído. Esse de 1988 me parece ter sido trágico (acho que só o Edu Manga e o Gerson Caçapa se salvavam).
    Luciano e Sandro, Mariovaldo? Putz que nome... bem que ele podia fazer uma dupla com o Rodinaldo...heheeh. Eu adoraria "homenagear" o Bandeira, mas não encontro foto do cara. Esse vai ser difícil.
    Lucão, putz como é difícil achar lateral-direito bom pro Palmeiras. Acho que dá para citar uns 30 pernetas na posição (isso sem forçar muito...)
    Thiago, valeu mesmo pelas informações. Me parece que o Zanata também foi outra tragédia no Palmeiras. O cara era um loirinho com bigode que tinha vindo do Bahia? Esse é outro q um dia aparecerá por aqui.
    Mavalem, sempre que você tiver outra pérola como essa me avise. Principalmente se vc tiver as figurinhas do Bandeira, Buião, Mariovaldo e cia.
    Abraços a todos, Fábio

    ResponderExcluir
  7. Fábio, o Buião tem no meu site. O Bandeira vou procurar, mas não será difícil.

    Marcelo

    ResponderExcluir
  8. Vou fugir um pouco do assunto do post mas não podia perder a oportunidade. Bom, quem viu a Placar deste mês deve ter percebido que ela estava imbuída do espirito do blog haha. Conseguiram publicar uma foto do Luciano (para nós palestrinos Eriberto) e uma matéria com o legendário Macula !!!! E pensar que esta figura marcou um gol contra o time que foi campeão da Libertadores de 1994 ...

    ResponderExcluir
  9. Fabio,
    Zanata não merece estar no rol dos perebas, pois sabia jogar. Teve uma série de problemas no Palmeiras, mas teve um excelente período no Bahia, tendo chegado à seleção (como soteropaulistano me lembro bem dele). Não o inclua.

    Além de Bandeira, você pode incluir Alexandre Rosa, Vavá e Marco Antonio (zagueiros). Nas laterais, além de MAriovaldo, temos Vargas e Jaime Boni. Na frente, o indefectível Ditinho Souza. Pauta não irá faltar...

    ResponderExcluir
  10. Mavalen, não encontrei o Buião no site. Onde essa "pérola" está? Se vc tiver imagem do Bandeira eu serei eternamente grato a ti!!
    Thiago, nossa vc desenterrou o Macula...hehehe. Tinha me esquecido completamente dele. Se ñ me engano naquele grupo da Libertadores de 94 a gente se classificou na bacia das almas... em terceiro atrás do Cruzeiro e do Velez e o Boca foi eliminado. Tô certo??
    Sandro, realmente já ouvi dizer que o Zanata jogava muito bem no Bahia e era uma contratação que parecia que iria dar certo no Palmeiras. Mas pelo pouco que sei, ele jogou muito mal aqui. Mas ñ tenho muito subsídio para falar da passagem dele no Palmeiras. Ah... o Alexandre Rosa e o Ditinho Souza já foram "homenageados" aqui....hehehe... são posts de abril ou maio do ano passado.
    Abraços, Fábio

    ResponderExcluir
  11. Então Fábio, de fato o Palmeiras se classificou em 3º na Libertadores de 1994, atras de Velez e Cruzeiro e com o Boca eliminado (alias acho que este foi o grupo mais dificil da história da Libertadores, Palmeiras, Cruzeiro, Velez e Boca não é pra qualquer um). Outrossim, acredito que já chegamos classificados à ultima partida, posto que Luxemburgo escalou um time reserva (Tonhão, Ricardo, Biro, Macula, Sorato e outras pérolas) Abraço

    ResponderExcluir
  12. Eu tinha o Jairo no meu time de botão. No botão ele fez mais gols que no time de verdade. Abraço! Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  13. Esse Jairo veio do Velo Clube de Rio Claro, não do Juventus, era fraco, mas foi ser campeão no Inter de Porto Alegre.

    ResponderExcluir