quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Acreditemos!





19 de abril de 1999. O Palmeiras está a dois dias de enfrentar o Vasco em São Januário e sacramentar a sua eliminação da Taça Libertadores. Sim, eliminação! Porque aquele time que começou bem o campeonato (com 2 vitórias sobre o Corinthians e o Cerro Porteño no Paraguai) havia perdido o rumo e passou de fase no sufoco (após as vitórias tivemos na sequência: derrota para o Olímpia no Paraguai, empate com o mesmo Olímpia no Palestra, derrota contra o Corinthians, vitória no sufoco contra o Cerro após estarmos perdendo em casa e um empate contra o Vasco no Palestra já pelas oitavas de final).
Nada dá certo para nós: em casa contra o Olímpia levamos o gol de empate aos 43 do segundo tempo, contra o Corinthians o time não se encontra, contra o enjoado e excelente Vasco (não essa porcaria que é hoje) o Carlos Germano resolve fechar o gol na primeira partida.

19 de abril de 1999. Uma torcedora anônima e fanática (como todos nós) entrega uma imagem de santo expedito para Felipão. Segue abaixo a reportagem do Lance do dia seguinte ao fato:

Um santo presente (título); Ontem, Felipão ganhou de uma torcedora a imagem de Santo Expedito, o salvador de causas desesperadoras."Acho que veio em boa hora", diz o técnico, falando do jogo sobre o Vasco (subtítulo).
A imagem de Santo Expedito estava firme entre as mãos da operadora de raio-X, Eni Fernandes Paulino. A torcedora do Verdão foi ao treino entregá-la para Felipão acreditando que a oferta pode definir o destino do time na Taça Libertadores, contra o Vasco.
- Ele é o santo dos desesperados. Se eu entregá-lo para o Felipão tenho certeza de que vamos ganhar do Vasco- diz Edi, torcendo para que pudesse realizar o desejo.
O encontro aconteceu no final do treino, Felipão abraçou a torcedora, aceitou de bom grado o presente e ainda deu uma camisa para Edi.
- O presente veio em boa hora. É necessário para o jogo contra o Vasco. Com mais essa dádiva, tenho certeza de que voltaremos classificados- diz Felipão todo confiante.
Além de levar o presente, Edi está rezando desde domingo.
- Já fui visitar a Igreja de Santo Expedito e estou rezando sem parar- conta a torcedora.
-------------------------------------
Na minha opinião foi a partir daí que começamos a ganhar aquele título. Não sou religioso, místico, esotérico nem nada parecido, mas que tinha uma força fora do comum guiando aquele time, ah isso tinha.
Após a vitória contra o Vasco no Rio, eliminamos o Corinthians jogando (muito) pior as duas partidas, aguentamos a pressão do River na Argentina, vimos um menino chorando contra o Flamengo na Copa do Brasil e o são Zapata (que havia feito 5 ou 6 gols de penalti na competição) pelo Deportivo Cali chuta pra fora aquela bendita bola..
Portanto, nada de desanimar. Acreditemos, façamos promessas e sem esmorecer antes do fim. Tenho certeza que quando precisarmos Santo Expedito estará novamente lá nas arquibancadas duras do Palestra. Afinal todos nós passamos por momentos péssimos, mas como escreveu Fernando Pessoa: "Tudo vale a pena se a alma não é pequena". É assim com a vida. É assim com o Palmeiras.
*Obs: Quem quiser pode clicar na primeira foto para vê-la em tamanho grande/ Reportagem sobre o jogo contra o Vasco: http://www.youtube.com/watch?v=ZxdpPyV0Eaw

5 comentários:

  1. fala, meu camarada!

    diz o muricy que a situação não é lá tão deseperadora qto parece.. tão desesperadora qto se divulga, qto se vê e se sente, não sendo nesessário, portanto, recorrer ao sto expedito.. tá bom, então, né? não sou eu quem vai ficar desmpregado mesmo..

    mas então, saiu esses dias na mídia a notícia de que o craque dos gols bonitos (quadrado, bolinha, geração 3, geração 4, todos tunados!) está para voltar ao cenário futebolístico. qdo li isso, não tive como não lembrar do seu blog!

    DODÔ.. ou DÔDO.. tanto faz.. se algum fanfarrão especular a ida dele pro palmeiras, pode encomendar a estátua em tamanho real, autografada pelo próprio sto expedito, pq nesses casos não há fernando pessoa que seja tão otimista..!

    desculpe o comentarião de novo.. rsrrss..

    abraçs!

    ResponderExcluir
  2. Eni Fernandes Paulino? Será alguma prima ou tia do Evair?

    Abraço

    Fábio

    ResponderExcluir
  3. adorei o blog, principalmente com as postagens antigas... ri bastante! parabens!

    ResponderExcluir
  4. hauhauua!!!
    Demais estas obscuridades!!
    hgahaaha!
    Mto bom mesmo!!
    Lembro que até gostava do Edvaldo na época! rsrsrs!
    Hoje vai dar Porcooo!
    Forte abraço.

    Massola
    (Tifosi Palestra)

    ResponderExcluir
  5. Eu assisti ao jogo na ESPN Brasil no meu sofá. Em todos os jogos eu tinha o mesmo ritual. Manias têm tudo a ver com futebol. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir