sábado, 30 de janeiro de 2010

Da série: A imagem de uma lenda (Bandeira)


Parem as máquinas novamente!!!! Parem todas as máquinas!!!! O milagre aconteceu!!!! Conseguimos uma imagem do jogador Bandeira com a camisa alviverde!!!!
Na realidade foi o Marcelo Valem do Memória Alviverde (http://memoria.alviverde.sites.uol.com.br) que conseguiu esse registro histórico. Um dos mais procurados por esse blog desde a sua criação.
Sempre quando procurava uma foto dele no Google Imagens, obviamente aparecia uma bandeira do Palmeiras... nunca o jogador Bandeira. Achava que essa busca era um caso perdido.
Ao que parece o Bandeira era um jogador que veio do Rio Grande do Sul (do Internacional??) , jogava como meia-atacante e deu suas caneladas no Palmeiras entre 1988 a 1990. Ainda vou levantar os numeros exatos dele no Almanaque do Palmeiras.
Posso até ser muito cruel com o "querido" Bandeira já que nunca o vi jogar. Mas ele é um dos jogadores que viraram lendas como símbolos de ruindade no Palmeiras. Um jogador do mesmo nível de Ditinho Souza, Darinta, Rodinaldo, Bizu e Alexandre Rosa.
Não sei o que dizer. Acho que esse é um dos momentos mais emocionantes da minha vida... O Marcelo ainda mandou outros registros raríssimos que em breve serão postados aqui. São imagens da "pior" qualidade (futebolisticamente falando...hehehehehe).


26 comentários:

  1. Lembro me quando chegou junto com outro jogador do Inter rsrrsrsrrs
    Na placar relatava como ele fosse um Péle rsrrsrsrs

    Sensacional

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele veio junto com Gaúcho e o tecnico Enio Andrade

      Excluir
  2. Cara, o Bandeira jogou naquele brasileiro que tinha disputa de penaltis, e ficou marcado quando ele conseguiu isolar duas cobranças no " placar" do Palestra Italia. Lembro até hoje a torcida sem perdoar: Bandeira, pega meu pau e cheira!!!....rsss...hilária esa figura. Abraço, Igor.

    ResponderExcluir
  3. O próximo passo será fazer um video com todos os 5 gols do Bandeira no Palmeiras!

    ResponderExcluir
  4. Caros Mavalem e Fábio, olhei a ficha de cerca de 50 partidas na quais o glorioso Bandeira atuou. Em 88, após sua chegada, ele foi titular durante boa parte do Brasiliero. Já em 89, com a chegada do técnico Leão, foi pro banco e de lá saia muito de vez em quando. Apenas no final do Brasiliero que ele ganhou a titularidade. Já em 90 pouco atuou. Vamos as curiosidades que encontrei:

    Gols : 5

    1º Contra o Goias pelo BR-88 (2x0)
    2º Contra o Inter RS pelo BR-88 (2x1)
    3º Contra o Coritiba pelo BR-89 (3x1)
    4º Contra o Nautico pelo BR-89 (2x2)
    5º este me deixou muito curioso. Foi contra um "Combinado do Rio de Janeiro", no Pacaembu, em meados de 1990. A pugna terminou com vitoria palestrina por 9(!)x0. Aparentemente, se reunissemos um time só com a galera do blog também golearíamos haha.

    Também descobri que ele estreeou contra o SPFW num empate por 1x1 no Palestra. E que foi expulso num jogo contra a Inter SP. Por fim, uma sugestão: analisando as fichas das partidas do Bandeira me deparei com um nome bastante comentado atualmente: Toninho (o Cecílio). Este com certeza merece menção no blog, seja como jogador, seja - pricipalmente - como dirigente haha. Abraço

    ResponderExcluir
  5. Gardano, no Inter ele jogava bem? parecia uma boa contratação na época? Mudando de assunto, na minha opinião a Placar nos anos 80 teve a sua fase de ouro.
    Igor, a torcida do Palmeiras foi de uma sutileza de elefante nesse corinho...hehehe. Esses penaltis foram no campeonato brasileiro de 88 em que havia decisão nos penaltis nas partidas que terminavam empatadas?
    Mavalen, se vc conseguir fazer um vídeo com os cinco gols do Bandeira vc ganhará o Troféu Bizu (honraria máxima desse blog...hehehe)
    Thiago, gol do Bandeira contra um tal de Combinado do Rio de Janeiro em 1990? E ainda por cima ganhamos de 9x0?? Putz, será que era um combinado Bangu- Olaria-Madureira-Goytagaz???hehehe... essa foi do fundo do baú... Com relação ao Toninho, realmente é uma dúvida cruel se ele será retratado o Toninho jogador ou o Toninho dirigente, mas com certeza um dia ele aparecerá por estas bandas!!
    Pelos registros do pessoal aqui no blog, o ano de 1988 foi um dos mais terríveis para nós alviverdes...sai zica!!!!
    Abraços, Fábio.

    ResponderExcluir
  6. Pois é Fábio, o ano de 88 foi bem pitoresco para o Palmeiras. Teve até centroavante defendendo pênaltis! Mas um dia hei de fazer o video com todos os 5 gols do Bandeira! hehe

    ResponderExcluir
  7. Não o vi jogar. Mas, pelas descrições, devia ser sofrível.

    O Bandeira é a cara do Paulo Baier.

    ResponderExcluir
  8. O cara era ruim, mas muito ruim.
    Nessa época tinhamos também Marco Antonio na quarta zaga e Abelardo na lateral esquerda.

    ResponderExcluir
  9. O Bandeira tem um boteco em Interlagos, Zona sul de São Paulo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele jogou no Olímpia em 1991. Tenho um dvd dele jogando contra o São Paulo que ele joga muito. Mande um abraço a ele.

      Angelo Cuzzolin

      Excluir
    2. Alguém tem o contato dele? Para um documentário dos anos 80. Ele tb jogou no Náutico em Recife.

      Excluir
    3. Vc poderia me passar ou me enviar uma cópia do dvd o jogador Bandeira jogando contra o São Paulo, faço documentários de jogadores poucos lembrados

      Excluir
    4. Hj ele tem uma burgueria e campo de futebol na Praia Grande Aviação, chama escolinha Boca Júnior na Kennedy

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Sensacional, essa imagem. Esse cara foi uma versão canhota do Felipe Meneses. Depois o Palmeiras contrataria Edu Marangon, o que significa que melhorou bastaaaaaante!

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Cadê o Aragones!!!
    Aquilo era terrível !!!!

    ResponderExcluir
  14. Devia ter um otimo empresario porque mesmo com esse futebolzinho fraco conseguiu ir jogar na Itália, Fiorentina se não me engano

    ResponderExcluir
  15. Eu vi jogar. Não era tão ruim. Meia franzino, mas com qualidade no toque de bola. Não tinha estofo para ser titular. Jogava naquele time que tinha Zetti, Gaúcho, etc. Não tinha como disputar vaga com os Edus, tanto o Edu Manga como o Maragon eram muito melhores, mas não era tão ruim assim, muito mais ágil que o Sleep Menezes.

    ResponderExcluir
  16. Jogou no São José , Brasileiro de 92 , série B.

    ResponderExcluir
  17. Ele fez um golaço pelo Inter e parecia que seria um craque.

    ResponderExcluir
  18. Joguei com o bandeira no inter,era um meia esquerda de um bom tok de bola,abracao bandeira

    ResponderExcluir
  19. QUEM ENTENDE DE FUTEBOL E VIU O BANDEIRA JOGAR, JAMAIS O CHAMARIA DE "GROSSO". ERA BOM DE BOLA E SABIA TOCAR BEM A PELOTA, COM ELEGÂNCIA E OBJETIVIDADE; VIROU MANIA DE PALMEIRENSES MAIS RECENTES, QUE NÃO VIVERAM AQUELA ÉPOCA, CHAMAR DE "RUIM" UM MONTE DE JOGADOR, PAI DE FAMÍLIA E GENTE HONRADA, QUE TEVE O PRIVILÉGIO DE JOGAR NO VERDÃO, MAS NUMA FASE TERRÍVEL, ONDE ATÉ RAIOS CAÍAM DURANTE TREINOS; MAIS RESPEITO, MAIS LEITURA E AVANTI PALESTRA !!!

    ResponderExcluir
  20. Uma quarta a noite fui ver o palmeiras no parque com bandeira na meia,aguentei só um tempo sai p/comer uma pizza muito ruim vi chinez,e depois o Ademir,o melhor meia que o palmeiras teve

    ResponderExcluir