sexta-feira, 22 de maio de 2009

Jorginho Pé Frio


Existem alguns jogadores que não jogam nada e ganham vários títulos, e existem aqueles que jogam muito e não ganham nada. Da segunda categoria me lembro de dois grandes exemplos de pé-frio: o goleiro Carlos (aquele que disputou a Copa de 1986 e acho que deve ter ganho no máximo 1 título, além daquele penalti nas costas contra a França...) e o Jorginho (grande ídolo alviverde no meio da década de 80, mas que não ganhou nem torneio de pebolim com a camisa alviverde).
Posso estar errado, mas pelo que eu li o Jorginho terminou a carreira sem nenhum título seja no Palmeiras ou em outro clube. Isso é falso ou verdadeiro?
Não posso falar com autoridade sobre o Jorginho Pé-Frio até porque nasci em 1983 e não me lembro dele jogando. Mas segundo relatos de alguns palmeirenses das antigas, ele era o ídolo dos alviverdes no meio de times trágicos e tinha uma técnica refinada.
Não era um traste como os outros relatados neste blog, mas ô cara zicado!!! Até o Rubens Júnior, Agnaldo, Junior Tuchê e tantos outros tem uma medalha de ouro por um título qualquer.
A imagem deste post eu considero uma capa genial da revista Placar. Após uma vitória contra o Santos em 1986, a torcida esmeraldina assume o apelido de porco (dado de forma pejorativa pelos rivais) e começa a gritar no estádio: Olê Porco!!! Olê Porco!!!! A revista então se aproveita deste fato e coloca o nosso grande craque da época abrançando um simpático porco (limpo até demais) ...hehehe...BRILHANTE!!! (versão correta da história???)
Última observação: caraca...que camisa linda que o Jorginho tá usando na capa da Placar!!!! o verde correto e gola e mangas brancas sem frescura... esse modelo tinha que ser usado até o fim dos tempos pelo Palmeiras!!!

4 comentários:

  1. Eu era pequeno quando ele jogava...mas me lembro que ele jogava muito durante os campeonatos... Mas quando chegava em decisões ele sumia!!!!!

    A torcida o apelidou de "Jorginho Cagão" em referencia a este fato!!!!

    Talvez ele tenha jogado em uma era errada no Palmeiras...Hoje com pontos corridos como é disputados os campeonatos talvez ele se saísse melhor!!!!

    ResponderExcluir
  2. Jorginho era craque, e não tinha essa que sumia em decisões não!

    foi campeão da Copa SP de juniores pelo Marília, campeão com a seleção brasileira de novos em Toulonn, campeão gaucho pelo Gremio e camepão japones.

    individualmente, conquistou 3 bolas de prata de Placar como o melhor ponta direita do ano.

    em 1983, foi eleito o craque do ano em votação dos leitores da revista Palcar vencendo Socrates, Eder, Pita, Roberto Dinamite, Renato Gaucho e etc.

    ResponderExcluir
  3. segundo meu pai, era um craque de bola... ele mora atualmente em Marilia....

    ResponderExcluir