domingo, 3 de maio de 2009

Campeonatos esquecíveis: Palmeiras no Campeonato Brasileiro de 1992

Bom... continuando a saga de lembrar jogadores, técnicos e histórias alviverdes, vou retratar as minhas lembranças do campeonato brasileiro de 1992. Tenho recordações de alguns fatos legais, quem quiser também pode contribuir com as lembranças do Verdão naquele campeonato:
Alguns fatos que lembro (e que minha memória pode me trair e eu estar enganado):
- O Palmeiras iniciou o ano contratando do Bahia a grande estrela da seleção brasileira na Copa América de 1991: Luís Henrique. Comprado por um milhão de dólares naquela época (uma fortuna), ele estreiou em um jogo do Verdão contra o Fluminense no qual vencemos por 3x0 e nos encheu de esperanças. Depois ele se apagou até sumir... (sinceramente não sei se ele se contundiu, ou se a camisa pesou, ou se ele não era tão bom quanto pensávamos, alguém sabe o que realmente aconteceu?)
- Naquela época o campeonato brasileiro era disputado no primeiro semestre e o Paulista e a Copa do Brasil no segundo;
- Me lembro bem (não sei o porquê) de um jogo que a Globo transmitiu do alviverde na segunda rodada do campeonato contra o Inter no Beira-Rio. Foi no início do ano e tomamos uma traulitada de 4x1, mas fomos roubados naquele jogo!!
- No início do ano estavámos em uma crise desgraçada com resultados mais do que terríveis. Veja a sequência das seis primeiras rodadas: empate contra o Atlético em casa (1x1), derrota para o Inter fora (4x1), vitória contra o Fluminense em casa (3x0), derrota pro Flamengo em casa (1x2- Palestra lotado!!!), derrota pro Bragantino fora (1x0), empate com o Paysandú fora (0x0);
- O time em crise violenta após essa rodada enfrenta os bambis na sétima rodada e... ganha por 4x0 (?!);
- Agora a coisa vai!!! Não foi... após atropelar o time do Jardim Leonor emplacamos mais uma série de derrotas (Guarani, Vasco, Botafogo e Corinthians). Porca miséria!!!!
- O técnico era a porcaria do Nelsinho Baptista e a anta ainda me afasta o Evair e mais alguns jogadores (alguém se lembra quais foram os afastados??). Me recordo que o torcedor palmeirense odiava o Nelsinho;
- Quando tudo parecia ter ido pro brejo começamos a vencer e o clube anuncia uma parceria com uma tal de Parmalat (sim!!! o anúncio da co-gestão foi durante esse campeonato!);
- Diante de 18 mil fanáticos alviverdes, o Palmeiras estréia com a nova camisa e o logo da Parmalat contra o Cruzeiro no Parque. Resultado: 1x0 Verdão, sinal de que coisa boa vinha pela frente;
-Pausa para uma lembrança pessoal e muito importante na minha vida: Animado com a parceria com a Parmalat e logo após a vitória contra o Cruzeiro, meu pai me levou pela primeira vez para ver uma partida do Verdão no estádio. Foi em um sábado (02/05/1992) contra o Goiás. A sensação de uma criança assistir a um jogo do seu time em um estádio com seu pai e indescritível!!! Na minha memória o jogo foi assim: tinhámos medo de um tal de Túlio do Goiás, dominamos o jogo e vencemos por 3x0 de forma incontestável, no intervalo do jogo o estádio inteiro virou para as tribunas e começou a gritar: Ô Avallone viiiiaaaaadddooo!!!!! Ô Avallone viiiiaaaaadddooo!!!!! (alguém sabe o motivo?), e fiquei impresionado em ver como aqueles velhos xingavam a Deus e a todos...hehehe.
- Infelizmente nossas chances de classificação ficaram nulas já na próxima rodada com uma derrota para o Naútico em Pernambuco. Me lembro que o jogo foi em uma segunda-feira (???) e passou ao vivo na Band e chorei pela primeira vez pelo Palmeiras após a derrota. A porcaria do Naútico estava com a "brilhante" campanha quando enfrentou o Palmeiras: 2 vitórias, 6 empates e 8 derrotas.
- Enfim, depois vencemos o Sport e o Atlético do Paraná nas rodadas finais mas ficamos a dois pontos da classificação (classificavam os oito melhores e ficamos em décimo-primeiro lugar);
- A foto desse post mostra as contratações do Palmeiras logo após esse campeonato: Jean Carlo (ruinzinho, mas fazia uns gols) e um tal de Gilson (???). A Parmalat ainda estava fraquinha nas contratações...hehehe
- O tabu quase caiu em 1992: após o Brasileiro chegamos a final do Paulistão e às semifinais da Copa do Brasil, mas achamos melhor vencer no ano seguinte humilhando um certo timeco.
Bom, essas foram as minhas recordações sobre este campeonato. Muitas das informações devem estar erradas, mas foram as que ficaram na minha memória. Por favor, quem quiser comente alguma lembrança do Verdão naquele campeonato ou ano de 1992.

7 comentários:

  1. no intervalo do jogo o estádio inteiro virou para as tribunas e começou a gritar: Ô Avallone viiiiaaaaadddooo!!!!! Ô Avallone viiiiaaaaadddooo!!!!! (alguém sabe o motivo?)hrmm, porque ele É viado?

    ResponderExcluir
  2. belo site amigo.
    seu link já tá no chiqueiro verde.
    abraços.

    ResponderExcluir
  3. Quem fez o primeiro gol da era Parmalat foi o Paulo Sérgio, que veio do Juventude.
    O jogadores afastados pelo Nelsinho eram, além do Evair, o goleiro Ivan e o zagueiro Andrei.
    Não sei se responde à sua pergunta, mas na época o Avalone estava fazendo uma tremenda campanha para derrubar o Nelsinho. O programa era a única mesa redonda no domingo à noite e o apresentador sempre que podia, criticava o treinador.
    Abraços e parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  4. Fabio, parece que os afastados foram o Evair e o Ivan.
    Tempos depois me falaram que foram afastados porque os dois estavam, como diria, sendo 'carinhosos demais' no vestiário.
    Se pensar nesse aspecto, o Nelsinho fez o que tinha ser feito.

    O Andrei foi por ser solidário com os outros dois.

    ResponderExcluir
  5. Uauuuuuuuu adoreiii!!!

    Parabenss Fabinho!!!

    E viva a Mancha Verde!!

    Bju=)*

    ResponderExcluir
  6. O ponta direito Jorginho Cantinflas (que veio da Lusa, e recentemente perdeu um filho que era jogador do juvenil do Palmeiras em um acidente) não foi afastado também?

    ResponderExcluir
  7. Foi sim. O Nelsinho Bostista afastou Evair, Ivan, Andrei e Jorginho.

    ResponderExcluir