domingo, 17 de março de 2013

Entre Maculas e Mazinhos

Não posso reclamar... aos 11 anos assisti maravilhado na frente de uma TV de 20 polegadas uma sinfonia que jamais poderia desfrutar novamente: Palmeiras 6 x 1 Boca Juniors pela Libertadores da América de 1994.
O time bailava em campo, mas Mazinho destoava... era algo profundo, era emocionante, era elegante, era vistoso, era o ápice profissional, era um jogador dizendo que tudo valia a pena quando a alma não é pequena, era um adulto voltando à infância em que jogava descalço com uma bola de meia....
Em nada Mazinho lembrava o jogador inseguro e inconstante de 1992, na partida contra o Boca ele carimbou a vaga para a Copa do Mundo dos Estados Unidos. Nem um pragmático como o Parreira poderia tapar os olhos para uma exibição de gala em estado puro.
Infelizmente tudo seria inferior depois daquela data. Meus padrões futebolísticos se elevaram para níveis insustentáveis. Acabou sendo a alegria de ter tido a oportunidade de acompanhar aquela divindade e a tristeza de ter a certeza de que jamais assistiria algo sequer próximo a tão elevado nível de exibição.
Não é questão de ser saudosista, o Palmeiras-1994 também tinha seus bagres. Um deles foi o Macula, jogador com um nome folclórico que teve o orgulho de vestir rapidamente a camisa esmeraldina no mesmo período do Mazinho.
Acontece que quando os coadjuvantes estão ao lado de protagonistas, eles sentem orgulho de ter a oportunidade de aparecer em um poster de campeão e dar a sua parcela de contribuição por menor que seja. 
Não é problema ter um Macula, Saulo, Junior Tuchê, Alexandre Rosa ou Jean Carlo no elenco. Os bagres sempre existiram!!! Não sou vilões ou heróis, são personagens ao longo de uma jornada. O problema é procurar e não encontrar mais um Mazinho na sua meninice dizendo que chegava lá...

Imagem do post (link): 
jogadoresdopalmeiras.blogspot.com.br/2012/07/macula.html

   


7 comentários:

  1. Boa tarde Fabio
    Descobri seu blog só agora e achei sensacional. Creio que somos contemporâneos e acompanhamos essa era sensacional do Palmeiras (Parmalat) na adolescência. O Mazinho era realmente um monstro, alias, se tornou um monstro nas mãos do Luxemburgo, pois se eu não me engano antes era um mediano lateral direito (estou errado?). A elegância com que ele jogava era algo assombros, com a cabeça erguida raramente errava um passe ou saia com o calção sujo por causa de um carrinho. Infelizmente hoje temos de conviver com Marcio Araujo, Léo Gago, entre outros, que logo terão espaço entre os Bizus da vida em seu blog. Parabéns pela memória e pelos textos.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito, todos os esquadrões possuem o seu bagre...
    O problema atual é que todos os bagres decidiram ao mesmo tempo formar um único esquadrão!

    Apesar de tudo, a esperança nunca morre, por mais que seja desanimador, no fundo da alma temos aquela fagulha que nos leva a acreditar no time... É o peso do manto e toda a história que ele carrega!

    Trevizan

    ResponderExcluir
  3. Fala Fabião!

    Só passando pra mandar um abraço, elogiar o texto e às vezes lendo, dá vontade de ver o vídeo rs fica uma sugestão para quem sabe você postar uns links de vídeos para alguns, que como eu, a memória...digamos...não é tão boa assim!!hahaha Abraçauns®

    Edu N

    ResponderExcluir
  4. Morava em Campinas na epoca e fui ao jogo! Não tenho duvidas em afirmar que foi a partida mais espetacular que eu ja vi.

    ResponderExcluir
  5. Boa Note Fabio
    Uma pena o seu blog está tão parado,na minha humilde opnião,suas postagens deveriam continuar cara,vc tem talento.Estou lendo desde o começo,e todas as postagens são geniais,pensei que só eu que me lembrava dessas feras.
    Eu tenho um jornal Lance do começo de 2003,em que era apresentado o pacotão:Denis,Gustavo,Tony e Carlos Castro(sim ele mesmo),se vc quiser eu scaneio e te mando por E-Mail,daria um excelente post.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, Fábio.
    Cara, nem sei se você ainda lê os comentários do blog, mas por favor volte com as histórias! Tá fazendo falta.
    Sem falar que nesses 2 anos que o blog ficou parado o Palmeiras ganhou mais vários "craques" ahahahah

    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Olha como sao as coisas...ontem a noite vendo noticias do palmeiras no cel, me lembrei do Marco Osio, atacante italiano meio obscuro que jogou no Palmeiras na epoca do timaço de 1996 ( e tinha uma esposa belissima) e fui procurar noticias do Osio, imagens...e acabei neste blog...kkkk...chorei de tanto rir com o texto dos pernas de pau que o Palmeiras ja teve (Bizunho foi f...)...Parabens o blog é otimo Fabio...volte a postar....Silvio LUiz, palmeirense de Cuiabá-MT.

    ResponderExcluir