sábado, 21 de janeiro de 2012

Edmílson He-Man

O jogador mostrado acima talvez seja um dos atletas mais obscuros que já vestiu a camisa alviverde. Segundo o Almanaque do Palmeiras, Edmilson (que era apelidado de He-Man) fez apenas seis jogos e marcou um mísero gol.
Contratado em 2001 para o Campeonato Brasileiro, Edmilson era o reforço para o ataque junto com Donizete Pantera (que também não fez patavinas com nossa camisa). Já tinhamos Fábio Júnior, Tuta e Muñoz para o ataque e parecia até que estávamos bem servido naquela posição.
Nunca tinha ouvido falar do tal He-Man antes de sua contratação. Mas as reportagens diziam que ele tenha feito uma boa carreira em Portugal jogando no Porto e Sporting. Mumu com sua visão precisa para descobrir craques indicados por empresários topou a parada.
O campeonato Brasileiro de 2001 foi um dos mais bizarros da história. A final foi São Caetano e Atlético Paranaense, muito jogos ocorriam no período da tarde para economia de energia na época do "apagão", e o Palmeiras conseguiu fazer uma primeira parte do campeonato brilhante e uma reta final patética.
Voltando ao Edmilson...o único gol dele pelo Palmeiras foi também o nosso último momento de esperança naquele campeonato. Uma vitória contra o Santos em uma quarta-feira a tarde no Palestra Itália (eu estava lá!!).
Após aquele jogo, acredito que perdemos uma 8 ou 9 partidas seguidas e despencamos da liderança para fora da zona de classificação (oito primeiros). Mumu já dava provas da sua grande competência como gestor sem o amparo das caixas de leite.
Quanto ao Edmilson, bem... infelizmente vimos que ele não tinha a força (piada infame).

*Imagem retirada do site Memória Alviverde: http://www.memoriaalviverde.hd1.com.br/jogadores/EdmilsonPimenta.htm

8 comentários:

  1. Eba! A primeira postagem de 2012!
    Me lembro pouco do Edmílson He-man, afinal, o Palmeiras já deve ter contado com uns 315 atacantes chamados Edmilson...
    Neste ano me lembro que fui num jogo da Mercosul a noite, que foram usados geradores devido ao racionamento e, se não me engano, foi igualmente sofrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele jogou na partida que foi realizado no período da tarde e perdemos para o Fluminense no Parque Antártica por 6 a 2.

      Excluir
    2. Eu me lembro de uma partida a noite que usou gerador, foi contra o Cruzeiro pela Libertadores da América. Passamos de fase nos pênaltis graças a uma defesa do goleiro Marcos. Uma pena que fomos eliminados nas semifinal, pela equipe do Boca Junior's.
      No Brasileirão o primeiro turno fomos líder, mas acabamos fora da zona de classificação.

      Excluir
  2. Aquele brasileirão de 2001 foi vergonhoso, despencar da liderança e não conseguir nem terminar em um modesto 5º ou 6º lugar, pra se classificar pro mata-mata, ridículo, me lembro dessa vitoria contra o santos no Palestra, uma semana antes a gente tinha ganhado dos bambis no Morumbi por 1x0, parecia que ia voltar ao rumo mas ae perdeu todas praticamente, teve uma vitoria isolada contra o cruzeiro, e mais nada o resto foi soh derrota, terminamos em 12º lugar, mas oq me envergonhou mais mesmo foi tomar de 6 do fluminense e salvar o flamengo do rebaixamento na ultima rodada.

    e aquele Brasileirão foi tosco mesmo, São Caetano e Atlético PR fizeram a final, e hj ambos estão na serie B

    ResponderExcluir
  3. Na Mercosul de 2001, o Palmeiras ainda conseguiu ser eliminado na primeira fase!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu tb estava no Palestra neste dia do gol de Edmilson. Mas em Portugal ele era fera, realmente foi péssimo no verdão.

    ResponderExcluir
  5. LEANDRO
    Me lembro que o gol do Santos foi do nosso grande zagueiro Cleber, que foi muito apaludido nesse jogo

    ResponderExcluir
  6. No meio da decada de 90 ele foi um grande atacante no Porto e Sporting. Quando fiquei sabendo ca contratação vibrei. Esperava muito dele creio que ele foi a primeira de muitas decepções da decada passada até esta.

    ResponderExcluir