sábado, 9 de julho de 2011

Marcos pré-santo

Com toda a polêmica a respeito em volta do caso Klebér e seu "amor pela camisa" só podemos tirar uma conclusão: palmeirense como nós só há o São Marcos (e talvez o Felipão). O resto é tudo profissional de futebol remunerado.
Mas enfim... não quero falar do Klebér e toda a polêmica envolvida nela. Acho que todos já estão saturados dessa novela. O tema desse post é outro: o que representava Marcos para nós antes de 1999?
Antes daquela histórica Libertadores em que nosso goleiro foi canonizado pela torcida, me recordo de poucas e raras participações do Marcos com nossa camisa. Se possível gostaria de saber também das lembranças de vocês.

Algúem tem alguma lembrança do Marcos entre 1992 até 1995? Confesso que a minha primeira lembrança desse careca (que tinha cabelo na época) foi em um jogo pelo campeonato Paulista de 1996 contra o Botafogo-RP (me corrijam se eu estiver errado). Era dia de mães e aquela máquina mortífera seguia a sua doce rotina de goleadas. Do Marcos em si só me lembro de um penalti que ele pegou quando a partida já estava definida. Talvez o primeiro milagre de uma longa série.
No mesmo ano o Marcos teve uma sequência de jogos após a contusão do Veloso no campeonato brasileiro. Pelas minhas memórias ele foi bem e chegou até a ser convocado pelo Zagallo para uma partida da Seleção. Mas confesso que não me lembro de nenhuma partida épica ou marcante do santo naquele campeonato.
Em 1997 e 1998 lembranças quase nulas dele. Estou ficando velho e com problemas de memória ou ele realmente pouco jogou nesses dois anos?
Chega o ano de 1999 e o Marcão tem a chance de ser titular no primeiro campeonato do ano: o Rio São Paulo (os titulares estavam fazendo pré-temporada para um certo campeonato continental). Chega o primeiro jogo contra o Vasco no Palestra. Marcão de titular e.... 5x1 para os cariocas!!!! Como confiar em um cara que toma 5 gols em casa? Cadê o Gilvan?heheehehe
Pois bem, na Libertadores a história é outra. O goleiro titular é o Veloso (após uma renovação muito complicada de contrato) e o Marcos vai apenas assistir do banco o título alviverde.

Mas a tragédia acontece!! O Veloso se contunde gravemente e agora a meta do nosso esquadrão montado para o título depende desse semi-careca. E agora? Tudo perdido? Porca miséria!!!!!
Alguém se lembra se foi em um jogo ou treino que o Veloso se machucou? Vocês já tinham confiança no Marcos ou ficaram com receio quando ele entrou?
Admito que acredito em destino, forças ocultas, etc. Pois só isso explica a história mágica do Marcos naquela Libertadores (e na sequência de sua carreira). O que ele fez contra gámbas e River não é possível descrever em palavras ou através da lógica. Após 7 anos no clube, um reserva caipira meio obscuro vira um mito! Será que estava escrito nas estrelas?
Bom...a partir daí já é uma história conhecida por todos. Uma história construída por um palmeirense (diferente de outros ídolos de barro) para todo o sempre. Amém!

11 comentários:

  1. marcos jogo alguns jogos da mercosul em 1998

    ResponderExcluir
  2. No wikipedia em ingles tem detalhes dos jogos dele nessa época, não sei se estão certinhos, mas o total até o final de 98 são de 48. Diz que em 96 fez 23 jogos, melhor que o lendário Marcelo hein? Aliás, os goleiros que não vingaram mereciam um fabuloso post seu, o que acha? Marcelo, idolo do Juventus da Mooca, Gilvan...

    ResponderExcluir
  3. Não tenho lembrança do Marcão na época pré-santidade, mas acredito que ele já deveria ser destaque, porque naquela época o verdão emprestou o Sérgio e manteve o futuro careca na reserva do Velloso. Curioso, levando-se em conta que normalmente o clube empresta a promessa pra pegar experiencia.

    ResponderExcluir
  4. Uma ótima fonte para encontrar fotos de craques perdidos:

    http://books.google.com.br/books?id=L5CwOs59tV8C&num=6&as_pt=MAGAZINES&source=gbs_all_issues_r&cad=1&atm_aiy=1970#all_issues_anchor

    ResponderExcluir
  5. lembro desse jogo contra o Vasco no Torneio Rio-SP, o Vasco era o atual campeão da Libertadores e tinha um timaço, os 5 gols não foram culpa do Marcos.

    ResponderExcluir
  6. Nesse dia dos 1-5, os gambás também perderam feio pro Botafogo no Maracanã por 6-1

    ResponderExcluir
  7. Na final do Paulistão de 93, quando a gente sai da fila, no primeiro gol, o Zinho corre pro banco. Tem uma imagem da Bandeirantes que mostra o Marcão, de mullets, batendo na cabeça do Zinho. Hahahaha. Depois disso, só a penalidade que ele pega em 96. Aliás, que bela defesa. Foi até pro DVD daquele campeonato.

    ResponderExcluir
  8. Eu não gosto mais do Marcos hoje em dia, acho que nesses últimos anos ele gastou demais a sua imagem, falhou demais, e, falhou muita merda. O primeiro jogo que eu lembro do Marcos, foi o Palmeiras x Vasco na segunda fase da Libertadores de 1999. O primeiro jogo eu não me lembro, recordo apenas que o Carlos Germano fez uma pertida sensacional, era pro Palmeiras ter goleado em SP, mas, acabou 1x1. O segundo jogo, aos 5 minutos o Luizão chuta uma bola estranha e o Marcos da uma borboletada ridícula, lembro que aquela hora eu pensei que tinha ido pro saco a Libertadores. Mas, por sorte nossa, o Carlos Grmano não jogou o segundo jogo e o Paulo Nunes e o Alex jogaram demais. Ae veio a partida com a gambazada e a melhor partida da vida do Marcos, aquele jogo contra o River no Monumental, naquele momento, todo mundo passou a confiar nele.

    ResponderExcluir
  9. Amo ver quem são os ídolos dos palmeirenses. Com certeza o Felipão é palmeirense de coração! Com R$ 700 mil por mês, eu seria o que você quisesse de coração. E o intocável (santo, como preferem) Marcos, peço vênia para apenas lembrar-lhes: há muito tempo joga 1 partida e sai por 6 meses. É a ele que vocês tributam tanta adoração? Aprendam a olhar para trás, para um certo Leivinha e um Ademir da Guia, por exemplo. De lá pra cá, difícil achar outra referência. Talvez isso explique tanta devoção!

    ResponderExcluir
  10. Meu amigo , em 1996 vi ao vivo o Marcos jogar na antiga Arena da Baixada pelo supertime do Palmeiras e infelizmente perdemos, com Cafu, Djalminha(que foi expulso), Luizão, etc,.Eis o link do vídeo.
    http://www.youtube.com/watch?v=5qTqeysULRw

    ResponderExcluir
  11. Marcos aparece na "resenha" de Luxa antes da prorrogação da final de 1993, bem atrás com as luvas na mão. Depois disso ele continuou reserva (RIO SP, brasileiro), em 1994 e 1995 foi 3º goleiro, já em 1997 teve sua primeira lesão grave e Marcelo passou a ser o reserva.

    ResponderExcluir