sábado, 2 de abril de 2011

Da série: Que timinho ruim, mas vencemos!- Palmeiras 2 x1 Internacional (1988)



Senhores.
Agradeço pra valer todos que comentaram meu post anterior. Infelizmente não tenho nenhum respeito pelos raros leitores do blog (ou bizuzetes...huahuahua). Peço desculpas!
Mas chega de saudade... aqui vai mais um post: a heróica vitória de um dos times mais patéticos do Palmeiras da história (o Palmeiras- 1988) sobre o Internacional de Porto Alegre na Copa União daquele ano.
O vídeo com os lances desse jogo estão no seguinte endereço: http://www.youtube.com/watch?v=7SYFs8AwVmU. Vale muito ver esse vídeo pelos seguintes motivos:
- Mostra um "momento herói" do Bandeira. Isso mesmo!!! O jogador Bandeira, considerado um dos piores jogadores que jogou no Palmeiras, fez um gol de voleio (!!!) nessa partida. Nem Ademir da Guia faria um gol tão bonito...hehehe. Essa deve ter sido uma das raras partidas em que ele não precisou sair do Palestra às 3:oo com medo da Mancha.
- Foi uma das raríssimas vitórias do Palmeiras no campeonato brasileiro de 1988. Posso estar dizendo bobagens, mas o Palmeiras chegou a estar ameaçado de rebaixamento e essa vitória alviverde foi importante para ao menos dar um alívio sobre o mesmo fantasma que nos atingiu em 2002.
- Dá uma baita nostalgia ver placar publicitárias daquele tempo: Banco Nacional, Nossa Caixa, Caninha Jamel, Filtros Fran. Só faltou o tênis Montreal e o Moto Rádio.

Enfim, no dia 08 de dezembro de 1988, uma quinta-feira a noite o esquadrão alviverde fez uma partida épica sobre o vice-campeão daquele ano e levou ao delírio 4.715 torcedores.

Palmeiras: Ivan, Márcio Alcantara, Toninho, Zanata, Amauri, Bandeira (Marcelo), Gerçon Caçapa, Lino, Edu Manga, André Luís Requena e Gaúcho. Técnico: Ênio Andrade

Internacional: Taffarel, Aguirregaray (aquele mesmo que depois vestiria nosso manto), Nenê, Casemiro, Edu Lima, Leomir, Luís Carlos Martins, Luis Fernando Flores, João Luís, Maurício, Nilson. Técnico: Abel Braga

Minhas considerações:
- Eu não sabia que o Ênio Andrade foi técnico do Palmeiras. Muitos ex-jogadores se referem a ele como um mestre, mas convenhamos que com esse time não dava para fazer milagre;
- Eu achava que o Bandeira não conseguia fazer nem cinco embaixadinhas, quanto mais gol de voleio...hehehe
- Pra quem viveu aquela época: quem era o craque do time? O Edu Manga ou o Gaúcho?
- Quem é esse tal de André Luís Requena? Ele merece uma "homenagem" aqui no blog?

Bem... por enquanto é isso meus caros amigos bizuenses... Até o próximo post!!!!

Desafio: Quem são os quatro jogadores da foto? (três deles são bem fáceis de reconhecer, um não faço a mínima idéia de quem é)

PROMOÇÃO TWITTER "De Gioino a Bizu": Divulgue esse blog a cem mil pessoas no Twitter e ganhe a fita cassete: "A magia de Ranielli"

17 comentários:

  1. Olá,
    Consegui alguns dados sobre o tal de Requena. Trata-se de André Luís Requena ou André Requena, ele é natural de Baurú e foi técnico do Noroeste em 2010, não sei se ainda continua na função. Como jogador era um meia/atacante, jogou no Verdão em 1988 e 1989 parece que também em 1991. Fez um gol pelo campeonato brasileiro de 1888/89, na partida Palmeiras 2x0 Goiás em 30/11/1988. No total fez 03 gols em 29 partidas com o nosso manto. Ele jogou também na Inter de Limeira e no Sport.
    Desculpe, mas foi tudo que consegui.
    Os Caras da foto são: Zanata, Gérson Caçapa, Edú Manga e o quarto, estou em dúvida, não seria o lateral uruguaio Diogo?
    Ass. Marcelmnz

    ResponderExcluir
  2. Acho que o loirinho ali é o Denys. O video é senacional. O camisa 2 (é o Zanata mesmo?)parecia ter alguma qualidade nas bolas paradas e lançamentos. Pelo que já li, o cara nesse time era o Edu Manga mesmo, seguido de perto pelo Gaucho e pelo... pelo... é, acabou.
    O Marcel conseguiu informação pra caramba do Requena, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Marcel, sensacional sua pesquisa. Confesso que não tinha a mínima idéia de quem era esse tal de Requena.
    Com relação a foto, o João Flávio está certo que o lorinho era o "amado" Denys e não o Zanata. Posso ter te atrapalhado pois a foto desse post não é da partida contra o Internacional e sim contra a Portuguesa pelo campeonato paulista de 1988(vitória alviverde por 3x2 com um gol aos 43 do segundo tempo).
    O quarto jogador (além do Denys, Edu Manga e Gerson Caçapa) eu não tenho a mínima idéia de quem é.

    Abraços, Fábio

    ResponderExcluir
  4. Lembro dessa época, como era díficil ser palmeirense... para mim, escolher entre Edu Manga e Gaúcho era como escolher entre Mago Valdívia e Kleber Gladiador!

    ResponderExcluir
  5. O mais engraçado é que se colocar pra montar uma "seleção" com o bando de pernetas...não só sai uma seleção mas sai uma copa do mundo daí!!

    E aos testemunhas de bizú (melhor que bizuzetes) quanto tempo a gente tem que esperar para ver um post do Rivaldo? Ele precisa sair do time pra isso acontecer? Precisa se aposentar?

    E o Fabinho Capixaba? Nossa...essa seria a competição do século...tema de comercial da coca-cola...

    quem jogou menos - Odair ou Fabinho Capixaba???

    ahahaha abraços a todos!

    Cesar Augusto (Em homenagem ao Cesar Maluco - de verdade mesmo) Rosa.

    ResponderExcluir
  6. Pelo que eu me lembro, os jogadores da foto são Denys, Edu Manga (na época era só Edu), Gerson Caçapa e Tato (aquele que era da Inter de Limeira em 1986).
    Quanto a esse Requena, eu não lembrava dele!
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Geornalista está certo. Na foto temos:
    Denys, Edu, Caçapa e Tato.

    Edu era o craque do time.
    E, por fim, naquele tempo a Mancha dividia espaço com a TUP.

    ResponderExcluir
  8. Cesar Rosa, como o Rivaldo ainda está vestindo o manto, vai que ele começa a jogar o fino da bola...hehehe...
    Geonalista, parabéns... não tinha identificado o Tato (de tristes lembranças) na foto.
    Abraços,
    Att, Fábio

    ResponderExcluir
  9. Se o Requena era meia, jogamos no 4-5-1. Haja coração, amigo! Mas o vídeo é muito bom mesmo. Apesar de que, pelos melhores momentos, fomos superiores ao Inter na totalidade dos 90min.

    ResponderExcluir
  10. Realmente, o Edu tinha mais "cartaz" com a torcida. Mas o Gaucho teve uma carreira mais vitoriosa, e tbm entrou pra historia pegando os penaltis dos futuros tetracampeoes Zinho e Aldair.

    O time era bem mediocre, mas o Edu Manga conseguiu chegar a seleção que jogou e ganhou a Copa America de 89. Dai foi pro America do Mexico e se afundou.

    ResponderExcluir
  11. - Ênio Andrade não apenas treinou como jogou pelo Palmeiras. Foi campeão paulista de 1959 e da Taça Brasil de 1960, disputou 114 jogos e anotou 36 gols. Outro grande feito de Ênio Andrade foi ter participado do heróico campeonato gaúcho do Renner em 1954, superando o Gre-Nal. É considerado por muitos o melhor técnico brasileiro;
    - Sim, estivemos ameaçados de rebaixamento. Se não estiver enganado, foi Gérson Caçapa que nos salvou contra o Fluminense, em casa, tirando uma bola em cima da linha;
    - Não me lembro de nada que o Bandeira tenha feito além de perder pênaltis inacreditáveis;

    Abraço,
    Luiz.

    ResponderExcluir
  12. Eheheh, me lembro bem desse time.
    Na foto, no sentido horário, são o volante camisa 8 GÉRSON CAÇAPA, que em sua estreia em um Derby marcou 3 no Curints, depois foi para o Bari (Itália) e desapareceu; o ponta-de-lança, camisa 10, EDU, o grande ídolo e craque do time, depois que foi pro México sumiu da mídia e virou "Edu Manga"; o lateral-esquerdo, camisa 4, DENYS, o Mussarella, sem comentários e o ponta-direita que veio da Inter de Limeira, nosso carrasco, que recebeu a entregada do Denys, o TATO, camisa 7.

    ResponderExcluir
  13. Sobre Edu Manga : ele era MUITO melhor que o Gaúcho ... ouso dizer que ele e o Jorginho "pé-frio" foram os dois caras mais azarados que passaram pelo Palmeiras . Tivessem jogado em outra época que não essa da fila , teriam ganho muitos títulos e deixado o nome na história vitoriosa do Palmeiras , pois eram dois jogadores de capacidade técnica muito acima da média .

    Fosse do Flamengo ou dos bambis , o Jorginho teria jogado a copa de 86 e estaria no mínimo entre os 22 de 1982 ... um dos melhores cobradores de faltas e escanteios que eu já vi .

    ResponderExcluir
  14. Este time não era tão ruim quanto outros dos anos oitenta, o problema é que o tempo sem títulos já pesava muito e faltavam reservas de qualidade. André, Bandeira e Amauri eram reservas.

    O André era até um bom meia/atacante, teve mais chances em 1989 mas não conseguiu se firmar.

    Edu Manga era o craque do time, tinha tudo para ser jogador de seleção, mas o que rola é que não gostava de treinar e era chegado numa noitada. Foi vendido pro futebol mexicano e depois virou cigano da bola.

    O Gaúcho não tinha grande habilidade, mas batia bem na bola, era ótimo cabeceador e acredito que nunca errou um pênalti enquanto jogada por aqui.

    Abraço

    ResponderExcluir
  15. Po, esse time não merecia estar no blog! O Ivan era um bom goleiro, o Gerson Caçapa era um ótimo volante, o Edu Manga jogava muuuuito e o Gaúcho era um bom centroavante e xodó da torcida!
    Tinha uma camisa dessas da Agip até uns atrás...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi o time do Palmeiras que eu mais vi em estádio ... e concordo com que você colocou, o Edu era disparado o ídolo da torcida, mas o Gaúcho tinha muita gente que chamava de morto, eu gostava dele, pegou até penalti quando o Ivan se machucou.

      Excluir
  16. Eu tenho uma camisa dessa n°15 vc por acaso sabe quem foi o 15 dessa epoca da AGIP? procurei e naum achei nada até hj
    vlw

    ResponderExcluir