domingo, 10 de abril de 2011

Da série: Graças a Deus que nasci depois: Palmeiras-1981

Palmeiras 1981:

Em pé,da esquerda para a direita: Benazzi, Vitor Hugo, Jaime Boni, Marquinhos, Darinta e João Marcos; agachados: Osni, Paulinho, Sena, Célio e Baroninho.

É impressão minha ou não tem um que se salva neste time? Posso ser muito injusto pois nunca vi esse time jogar, mas deve ser o pior Palmeiras de todos os tempos.

Essa foto é do time que disputou a Taça de Prata de 1981 após um patético Paulistão-80 (classificatório para o Campeonato Brasileiro do próximo ano). A vitória por 2x0 sobre o Guarani na Taça de Prata garantiu ao Palmeiras o direito de disputar a Taça de Ouro (Campeonato Brasileiro).

De bom fica apenas o belo uniforme branco e nada mais. Quem acompanhou essa época deve ter pesadelos até hoje com os jogadores em pé desse time...hehehee

Uma dúvida: quem foi o diretor de futebol do Palmeiras entre 1980 e 1982? Um cara desses não merece pena do morte? Mamma mia... com esse time nem o Frei Cebolinha dava jeito!

Pensando bem, o Palmeiras-1988 não era tão ruim assim...

*Foto retirada do site Terceiro Tempo (IG)

8 comentários:

  1. Eu vi esse time jogar. Baroninho era bom jogador, tanto que no segundo semestre foi emprestado ao Flamengo e foi campeão do mundo.
    Na foto acima falta o boliviano Carlos Aragones, que chegou com muita pompa após jogar bem contra o Brasil pelas Eliminatórias.
    O de 1982 não ficava muito atrás em termos de ruindade, mas já tinhamos, em compensação, Luis Pereira de volta e Rocha na frente da zaga. Nada pode ser pior, porém, ao time de 1981.

    Sandro

    ResponderExcluir
  2. ese blog é bom demais!

    Bem, eu torci demais em 81 e sofri pacas. mas há que se ressaltar que, entre todos esses perebas, alguns viveram bons momentos com nossa camisa: Joao Marcos chegou à seleção em 83, Paulinho fora artilheiro do brasileiro 78 pelo Vasco, Baroninho era bom em 79 (mas só em 79..hehe). E, mais precisamente em 81, nesse momento, quem foi o 'craque do momento' foi o Sena. Craque que, alias, nao conseguimos segurar e o perdemos para o Bahia ainda em 81.

    É, 81 foi um ano dificil, crianças....

    Abraços,

    Marcos

    ResponderExcluir
  3. Não era nascido. Mas meu pai falava MUITO mal do Darinta. Desde criança, meu pai me dizia que, pro Darinta, cada enxadada era uma minhoca. Com ele, não tinha viagem perdida. Hahahaha. Sempre achei que ele era uruguaio. Depois que fui procurar a história do cara, descobri que, na verdade, ele começou no Náutico. Ele tem até uma escolinha de futebol (MEU DEUS!) e quer ser técnico. O problema é que, no estágio que ele fez no Palmeiras, observou Márcio Araújo (o técnico) e, PASMEM, Celso Roth!

    ResponderExcluir
  4. O Aragonés veio no segundo semestre , para o campeonato Paulista . A Taça de Prata foi no início do ano 9naquela época os regionais vinham depois do Nacional) .

    A defesa desse time era péssima . João marcos era um bom goleiro , vindo do Noroeste . Benazzi era um cara com nome razoável construido no Comercial de Ribeirão . Victor Hugo era conhecido , veio do Grêmio , mas foi uma lástima no Palmeiras .

    No ataque , os menos piores : Sena veio da Bahia (acho que do Vitória) , era fazedor de gols ... Paulinho foi centroavante do vasco , já vinha de um campeonato brasileiro anterior como artilheiro . Baroninho era razoável , para o gasto , e depois disso jogou no maior Flamengo de todos os tempos (reserva , mas ...) . Nesse ataque também jogava o Romeu Cambalhota , que já tinha feito muita história no Atlético MG e principalmente nos gambás .

    Nosso treinador era o dudu , tio do Dorival Jr ...

    ResponderExcluir
  5. O Darinta , não sei qual a origem dele , mas o clube dele antes do palmeiras , se não me engano , era o Remo (PA) . O Marquinho , acho que veio do Cruzeiro . O Jaime Boni veio do RS . o Célio veio do ES . Benazzi , João Marcos e Baroninho , do interior de SP .

    ResponderExcluir
  6. O Palmeiras de 1981 teve três grandes momentos , que nem podem ser considerados tão grandes assim : a subida da Taça de Prata para a Taça de Ouro , ao vencer o Guarani no Palestra por 2x0 ... uma vitória sobre o Corínthians numa seletiva classificatória do campeonato paulista (1x0 , no Pacaembu) , numa das melhores atuações de um goleiro (Gilmar) na história do futebol (pesquisem , o jogo foi no dia 6/8/81) , e uma vitória sobre o São José no Palestra (1x0) , qua quase nos colocou na semifinal do campeonato (na época , já era um feito) . Quase , pois na rodada seguinte bastava uma vitória contra a Ponte , no mesmo palestra , mas o jogo acabou 0x0 . E a vaga ficou com o São José , que empatou com o santos na mesma rodada .

    Realmente , 81 foi um dos piores anos daquela fila ... tão ruim , quanto , talvez só 88 ...

    ResponderExcluir
  7. Eu era bem garoto e estava no Palestra com meu pai neste empate de 0 x 0 com a Ponte. Estádio lotado até a tampa e nós com um time medíocre.

    O time da foto tem provavelmente a pior defesa da história do verdão.

    O diretor do Palmeiras em 1981 e 1982 era Nelson Duque, que depois seria presidente de 85 a 88 e era tratado como piada por chamar os rivais de co-irmãos.

    Outro detalhe, o presidente entre 81 e 82 era um tal de Brício Pompeu de Toledo... pelo sobrenome você já imagina como sofremos na época.

    Abraço

    ResponderExcluir
  8. NOTEM QUE SO TINHA JOGADOR BRANCO NO TIME. CUINCIDENCIA ?

    ResponderExcluir