terça-feira, 2 de novembro de 2010

"Chora Viola, imita o porco agora!"

Quem viveu a semana entre 7 e 11 de junho de 1993 provavelmente não deve se esquecer o inferno que foi no trabalho ou na escola ou na vizinhança ou até em casa. Hoje todo mundo se lembra do inesquecível 4x0 que acabou com o jejum e parece que foi moleza. Não foi! Após a derrota na primeira partida da final, a tensão e carga emocional eram terríveis para nós (quase insuportáveis).
Não me lembro de muita coisa do primeiro jogo final do Paulista-93 A partida não passou na TV (pelo que eu me recorde) e sofri muito ouvindo pelo rádio. Pelas minhas poucas memórias, a chance de acabar com o jejum pesou e o Palmeiras jogou muito mal. Para completar o "querido" Viola fez um gol muito, muito esquisito e comemorou imitando um porco.
Imaginem o que nós palmeirenses sofremos naquela semana dos infernos após a partida. E o pior de tudo era que não tinhámos argumentos para rebater as gozações. Só poderiámos ficar calados, esperar e rezar para que a sorte mudasse no próximo sábado.
Posso dizer que tive contribuição direta na conquista daquele título. No dia da segunda partida coloquei um recorte de jornal com a foto do Viola no pé-esquerdo e outro do time do Palmeiras no pé direito. Não sou suspersticioso e nunca mais repeti tal ritual, mas naquele dia tinhámos que ganhar de qualquer jeito, qualquer esforço era válido, se precisasse até matava uma galinha-preta... huahuahua (acho que naquela data milhões de palmeirenses fizeram orações, mandigas, promessas, etc, etc)
Felizmente ganhamos e tão bom quanto o dia 12 de junho de 1993 foi o dia 14 de junho de 1993 (segunda-feira). Em que pudemos lavar a alma e descontar em dobro qualquer piadinha da semana anterior. Duas frases ficaram na minha memória: "Viola imundo, seu sálario é o café do Edmundo" e a mais poética de todas: "Chora Viola, imita o porco agora". Alguém se lembra de outras?
*Obs: Nem falei nada da passagem do Viola pelo Palmeiras entre 1996 e 1997, Acho que se ele ganhasse o título brasileiro de 1997 talvez virasse ídolo, mas prefiro falar de 1993...hehehe

8 comentários:

  1. Eu lembro de ser zoado com canções do tipo: "Chora, porco imundo. Quem tem Viola não precisa de Edmundo". Mas como os deuses do futebol sempre pregaram: não cante vitória antes do tempo.

    E foi muito bom utilizar as musiquinhas citadas no seu post, Fábio. Eu estava no estádio. Era muito pequeno. Mas lembro da emoção do meu pai ao conquistarmos o título, da comemoração na Paulista.

    Em 97, o Viola jogou muito. Pena que uma cotovelada do Nasa, voltante do Vasco, em um dos jogos das finais do Brasileirão, tenha tirado nosso melhor centro-avante de campo. Sem ele, nada mais natural do que dois bocejísticos 0 a 0.

    ResponderExcluir
  2. Eu estava naquele jogo de 93, exatamente atrás do gol. Naquela época, a CMTC, antiga companhia de ônibus de SP, disponibilizava transporte gratuíto para o Morumbi. A torcida do Palmeiras saía do Vale do Anhangabau. Lembro que nosso ônibus tomou pedrada de corinthianos no caminho.
    Na volta, saímos muito tristes do estádio, uns até chorando no ônibus. O clima depois do primeiro jogo era péssimo. Felizmente vencemos no sábado seguinte, foi só alegria e ficou apenas a lembrança de ter ido na minha primeira final de campeonato!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Outro grito das arquibancadas, mas este nao direcionado ao viola era: "74...93...o corinthians se fudeu mais uma vez!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu tinha 11 anos, acompanhava pouco futebol e nao tinha time. Lembro de ver o Viola trntando tripudiar daquele time com uma camisa e um futebol tão bonito. Meu pai, cruzeirense, disse pra eu ficar calmo que ainda tinha outra partida. Me tornei palmeirense e fanático por futebol nessa derrota!

    ResponderExcluir
  5. Rapaz, eu tinha quase 15 anos naquele tempo e sofri um puta assédio moral, foi uma encheção de saco que levei da gambazada...
    E isso porque antes, ainda na fase de classificação, tomamos de 3x0 no Morumbicha. Haja chateação!
    mas é como diz o ditado, "quem ri por último ri melhor".

    ResponderExcluir
  6. Boi , boi , boi ... boi do Maranhão ...
    Viola é o artilheiro , Evair é o campeão ...

    tinha essa , tb ... rs

    ResponderExcluir
  7. Eu tinha 13 anos na época e me lembro que depois da lavada neles cantava assim: CHORA CORINTIANO AGORA QUEM TEM EDMUNDO NAO PRECISA DO VIOLA...kkkkk que delicia...só de lembrar vem uma sensação única...kkkkk

    ResponderExcluir
  8. Tinha 12 anos...lembro de muito palmeirense dando o toba comemorando...hahahah

    ResponderExcluir