domingo, 14 de novembro de 2010

Asprilla: Mete o pé nessa bola!!!!

Contratado após o título da Libertadores de 1999, o colombiano Asprilla foi o único reforço de peso para a disputa do Mundial Interclubes. Procedente do Parma, o colombiano seria uma arma importante e experiente para enfrentar o Manchester.
Pelo que li algumas vezes, o Felipão era contra a vinda do colombiano e de outros reforços (dizem que até o Romário foi oferecido). Scolari confiou no grupo campeão, o que hoje me parece um erro que até ele reconhece.
Estranhamente o que era pra ser um segundo semestre tranquilo após o inesquecível título sulamericano foi muito turbulento. Lembro-me vagamente de um protesto da Mancha em um treino do Palmeiras no qual a torcida quebrou quadros com homenagens aos jogadores após eles não comparecerem à entrega do prêmio. Também me lembro de algumas declarações polêmicas do Marcos, denúncias de alguns jogadores exagerando na noite e notícias de brigas internas . O grupo não era tão unido quanto parecia no primeiro semestre.
Na final contra o Manchester o Asprilla foi titular e pelo que me consta que fez um bom jogo. Depois daquela data nunca mais revi (e não faço questão nenhuma) nenhum lance daquele jogo, mas nas minhas memórias o Palmeiras massacrou o Manchester e pedeu inúmeras chances de gol. Enquanto alguns times são massacrados pelo Liverpool e ganham, outros massacram o Manchester e perdem... zica, zica ,zica!!
O Evair entrou durante o jogo e ficou muito chateado com o Felipão por não ter sido titular. Ele até pulou o muro no final do ano e nem sei se já perdoou o Felipão. Mas para mim quem "sumiu" naquele fatídico jogo foi o Paulo Nunes.
O jogo no Japão passou, meio time foi embora e o Asprilla ficou. Meio indiferente, meio displicente, mas às vezes fazia um golzinhos no melhor estilo habilidoso mas com sangue de barata.
Até que chega a final da Libertadores de 2000 contra o Boca e o lance que marca para a mim a passagem do jogador no Palmeiras: Segundo jogo. Metade do segundo tempo. 0x0. Um lance meio confuso e meio que por milagre a bola está passando rente a linha do gol sem goleiro para o Asprilla e um jogador do Boca dividirem. Era só enfiar o pé na bola. Vai meu filho!!!! Chuta!!!! Mas o Asprilla não consegue e apesar de sofrer um penalti induscutível não somos como um time alvinegro para sermos "ajudados" pela arbitragem. Porca miséria! (Alguém se lembra desse lance?)
Posso até estar muito enganado a respeito dos relatos sobre as partidas contra o Manchester e o Boca. Afinal de contas nunca mais fiz nenhuma questão de rever as partidas. Portanto fiquem a vontade para discordar da minha opinião nesse post.
De bom do Asprilla guardo o título da Copa dos Campeões. Era um jogador habilidoso, mas muito displicente (no melhor estilo colombiano de jogar futebol). Ganhar ou perder para o Asprilla não parecia ser tão importante. E talvez até por isso perdemos com ele quando merecíamos ganhar.

11 comentários:

  1. Eu gostava da gola levantada do Asprilla. E mais nada...

    ResponderExcluir
  2. Po, curti o blog. Descobri procurando sobre o Misso no Palmeiras AHUhauhauhauhauhau

    Sobre o Asprilla, eu não achava ele RUIM, mediano e pronto. Era um atacante irreverente no campo.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Evair fico tão puto com o Felipão que saiu fora e foi jogar nos Bambis no ano seguinte, e foi campeão do Paulistinha, enquanto o Palmeiras ganhaba Torneio Rio-SP, Copa dos Campeões e chegava na final da Libertadores, naquela final da Libertadores que termino 0x0 se tivesse Evair ali, a historia seria outra, ele teria guardado pelo menos um golzinho naquela final, Morumbi lotado o matador não perdoava

    ResponderExcluir
  5. Sobre o Asprilla, ele depois saiu do Palmeiras e foi jogar no Fluminense em 2001, e encerrou a carreira em 2004 no Estudiantes da Argentina.

    ResponderExcluir
  6. Ei, Fábio. Parou com o blog, meu velho? Abraços

    ResponderExcluir
  7. Conversei com um escoces no ano novo e ele me disse que lembrava do Asprilla jogando pelo Newcastle. Ele falou que o colombiano jogava muito na inglaterra... mas aqui ele deve ter ido muito pra balada e esqueceu o futebol. depois foi parar no flu

    ResponderExcluir
  8. Aê, lances da partida:http://www.youtube.com/watch?v=ryMqC824HUU.

    ResponderExcluir
  9. Seu relato breve sobre o jogo contra o Machester (perdemos uma dúzia de gols feitos , e o fdp do goleiro deles fechou o gol) , e sobre o pênalti-gol-perdido sofrido pelo Asprilla são perfeitos . Foi exatamente como aconteceu .

    ResponderExcluir
  10. Sobre a displicência do Asprilla , eu estava no Morumbi naquele Palmeiras 3x2 gambás , pela semifinal da Libertadores (a do pênalti do Marcelinho) e confesso que morri de medo qdo percebi que o Asprilla estava caminhando para a bola para ser um dos cobradores na disputa de pênaltis ... batata , ele cobrou com displicência ... mas não era o dia dos gambás , mesmo , e a bola entrou ...

    ResponderExcluir
  11. Eu tava no estádio e foi isso mesmo que vc disse. Ele foi chutar, o gol sem goleiro, foi puxado pelo zagueiro e foi pênalti. Mas foi penalti de verdade, não essa invenção da imprensa curintiana disse que foi no jogo do último domingo (Palestra X timinho 100 estádio, história, títulos...). Massss, mesmo com um peso de 500kg nas costas, o colombiano tinha que ter feito aquele gol. Não há desulpas....

    ResponderExcluir