quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Janeiro de 1999: Jackson chega ao Palmeiras para ocupar a vaga de Alex

Em janeiro de 1999 o Palmeiras apresentava suas armas na tentativa da conquista da Taça Libertadores da América. Os reforços que me lembro de cabeça foram: Evair, César Sampaio, Rivarola e o principal: Jackson.
Não vieram muitos reforços. As contratatações foram pontuais. A base do Palmeiras era o time de 1998: Veloso, Arce, Cléber, Roque Júnior ou Júnior Baiano, Júnior, Galeano, Rogério, Alex, Zinho, Paulo Nunes, Oséias e outros. Os poucos que vieram em 1999 eram para deixar o time ainda melhor para o tão esperado título.
Contratado pela Parmalat por 3,5 milhões de dólares (ou reais, não me lembro) ainda no meio do Brasileiro-98, o Jackson era o grande destaque de um Sport Recife que fez boa campanha naquele ano (chegou aos play-offs finais do Brasileiro e também ganhou do Palmeiras no Palestra Itália).
Podem me corrigir se eu estiver errado, mas o Jackson chegou ao Palmeiras para ocupar a vaga de títular no lugar do até então irregular Alex (capaz de ótimos jogos e partidas discretas em 1997 e 1998).
Acho que a contratação do Jackson foi boa pelo menos para "acordar" o Alex e fazê-lo assumir a responsabilidade em momentos decisivos. Considero a segunda partida contra o Vasco nas oitavas finais da Libertadores, como o momento que o Alex provou ser decisivo e fundamental para nós (um gol e uma assistência).
De bom do Jackson guardo dois gols que ele marcou em uma partida contra o Fluminense no Rio-São Paulo 99. O jogo foi 2x1 para o alviverde em um sábado a tarde que chovia canivetes (alguém ainda usa essa expressão??) no Palestra. Não me lembro de outros grandes partidas dele com a nossa camisa. Achava o Jackson muito afobado, mas ao menos foi campeão da Libertadores e deu sua parcela de contribuição acordando o Alex...hehehe
PS: Não achei nenhuma foto do Jackson com a camisa do Palmeiras. Então vai uma do Alex mesmo.

4 comentários:

  1. O Jackson era um bom banco. Nada mais do que isso. Se o Zinho ou o Alex se machucassem, estávamos perdidos. Mas o Jackson realmente chegou com pompa ao Palestra. Lembra um pouco como chegou esse Marquinhos...

    ResponderExcluir
  2. Há uam foto do Jackson com a camisa do Verdão em http://memoria.alviverde.sites.uol.com.br/jogadores/Jackson1.htm

    Abraços e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  3. tambem me lembro da contratação do Jackson, mais na epoca ele jogo de atacante varias vezes tambem

    ResponderExcluir
  4. No ano anterior ele jogou muito no Sport, mas por aqui foi um fracasso.

    Não pode ser considerada uma contratação errada, mas sim um jogador que não mostrou o talento que parecia ter.

    Abraço

    ResponderExcluir