quinta-feira, 18 de março de 2010

Top 10- Maldade da torcida


Segue abaixo uma lista de apelidos "carinhosos" dados pela torcida do Palmeiras a jogadores que acabamos (ou tentamos acabar) com a carreira do pobre coitado. Alguns talvez nem tenham sido dados pela nossa torcida, mas com certeza já foram gritados nas arquibancadas duras do Palestra.
1- Bizu-nho: Acredito que o jogador no Palmeiras tem 18 minutos de tolerância para mostra que pode vestir o manto. Não sei quem, quando e porquê foi dado esse apelido ao Bizu, mas ele é de uma maldade total...hehehe. Fica ao menos uma foto do Bizu em um momento ídolo do Palmeiras (gol dele na vitória de 1x0 contra o Botafogo pela Copa União de 1987).
2- Podrinho: todo mundo gostava do Pedrinho, bom jogador, bom moço, bem articulado, mas depois da 5 ou 6 contusão a paciência da torcida foi pro espaço. Penso que o Paulista de 2004 era o título que o Pedrinho deveria ter ganho como protagonista no Palmeiras.
3- Alexotan: Esse apelido muito palmeirense deve ter se arrependido de ter gritado no Palestra. Até 1999, o Alex alternava grandes partidas com partidas fracas. Não nos esqueçamos que o Jackson foi contratado em 1999 para ser o títular da equipe que iria disputar a Libertadores no lugar do Alex.
4- Diego "Bunda de Urso" Souza: não é o atual Diego Souza, mas sim o jogador que fez parte do trio de ataque com Vagner Love e Edmilson em 2003 e 2004. Foi só ele engordar um "pouqinho" que a torcida criou esse ácido e genial apelido.
5- Marcinho Delivery: inicialmente foi apelidado de Marcinho Guerreiro, mas só entregar alguns gols ao adversário que Marcinho também foi homenageado por nós.
6- Marcinho Porpeta: contratado por 2,5 milhões de dólares em 2005 do São Caetano, foi o tipo de contratação que todo palmeirense elogiou na época. Parecia um tiro certeiro! Em 2005 achei até que ele foi bem, em 2006 foi um ano para esquecer. Como também não estava na sua melhor forma física, foi bastante lembrado nas arquibancadas.
7- Celso Bu-Roth: Momento inesquecível para mim: Palmeiras x Santos. Torneio Rio-São Paulo de 2002. Segundo tempo. Palmeiras está vencendo por 2x1. O técnico do Santos Celso Roth faz uma alteração no time da Vila e a torcida palmeirense começa a gritar "Burro, burro, burro"...hehehehe. Rachei de rir. Esse sofreu com a nossa torcida.
8- André "Balada" : atacante reserva do Palmeiras em 2003, jogou pouco com a nossa camisa. Acredito que não foi a torcida palmeirense que deu esse apelido ao André, mas nunca um apelido foi tão apropriado a um jogador.
9- Mauro "Van Basten": jogador vindo da Ponte Preta que passou pelo Palmeiras em 1988. Também não sei quando e porquê deram esse apelido a ele. Grande jogador na Ponte, fracasso no Palmeiras, virou lenda. Enquanto alguns tiveram um Marco, nós tivemos um Mauro Van Basten. Quem souber o motivo desse apelido, por favor, explique no blog.
10- Marcelo Costa: meio-campista que deu suas caneladas entre 2006 a 2008 com nossa camisa. Por atuações digamos, abaixo da crítica, teve o C trocado pelo B no seu sobrenome em algumas partidas no Palestra.
_______________________
Apenas uma consideração: Neste sábado (20 de março), um tal jogador de nome Ademir da Guia estará em Araras participando de uma noite de autógrafos do livro sobre sua vida no Centro Cultural de Araras. Além da noite de autógrafos, ocorrerá um amistoso de futebol com veteranos do Palmeiras contra os veteranos do União São João no dia seguinte.
O valor do ingresso do jogo será R$7,00 (com renda revertida para SAPA - Sociedade Ambientalista Protetora dos Animais) e o livro será vendido a R$ 45,00.
Apesar desse tal de Adermir da Guia não ter a categoria de um Bizu ou a habilidade de um Gioino, vale a pena prestigiar o evento... Algum palmeirense sabe quem foi esse cara e se ele merece ser lembrado no blog??? hehehe... (zueira, não vão me xingar).

7 comentários:

  1. Fábio, faltou o Odair cara-de-bruxa e o Édson Abobrão!
    Ah, e muito obrigado pelo post do Ademir, a homenagem foi um sucesso.
    Saudações alviverdes!

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente, gostaria de lhe parabenizar pelo trabalho aqui postado e pelo seu conhecimento e aprofundamento da historia do nosso glorioso alviverde.
    Segundo, que blog fantástico!!!
    Cara, eu acompanho a mídia palestrina (verdazzo, forza palestra, binoculo verde, cruz de savoia, clorofila, chiqueiro e etc...) e nunca quis comentar nada, mas só o fiz aqui justamente pelo ótimo trabalho que vi.
    Alem é claro de ser diferenciado pelo tema proposto
    Espero que continue com as pesquisas sobre os “pernas de pau” verdes, certamente deve ter mais alguns palmeirenses espiões de blog (como eu) que devem passar por aqui e admirar seu trabalho.

    Abraço.


    Dalton

    ResponderExcluir
  3. Marcelo, não precisa agradecer nada. Afinal de contas é o mínimo que posso fazer após vc contribuir com tantas obscuridades...hehehe
    Dalton, obrigado mesmo pelas palavras. Não teria a ousadia de me comparar com os blog da mídia palestrina que vc citou até porque esse não é um blog tão sério assim...hehehe. Mas espero que vc continue como leitor deste e sempre que possível se relembre de história de "gênios injustiçados" com o manto.
    Abraços, Fábio

    ResponderExcluir
  4. Fabio, sou um leigo ainda sobre o Palmeiras, tenho apenas 19 anos e ninguem da minha familia é Palestra. Só pra se ter uma idéia: meu pai é um paulista nascido no Ipiranga que torce pro urubu carioca.
    Começei a acompanhar o Palmeiras nessa decada somente, e as unicas coisas que ouço falar ou vejo, são em sites como esse (eu li todos os posts huauhahuahua)...
    Mas você poderia fazer um top 10 atacantes/centro avantes dessa decada (Kaê, Florentin, Max, Gioino e por ai vai...)
    Foi uma ideia que tive logo depois do clássico contra os sardinha, só pra saber se o Robert joga bola suficiente pra estar nos 10 piores.
    E pra ver se com essa refrescada na memória a gente para de pegar no pé dele, porque até que ele se esforça...

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Dalton, primeiro te parabenizo por ser palmeirense (e principalmente por não ser flamenglista...hehehe). A idéia de um Top 10 de atacantes sem nenhum faro de gol é um boa. Infelizmente já dá para fazer um Top 10 só com atacantes dos últimos 5 anos.
    Lucas, realmente me esqueci do Asnero, mas ele não será esquecido por aqui. Em breve ele terá um post só dele...hehehe.
    Natália, caraca o Florentin morreu mesmo. O cara era ruim de bola, mas é uma pena que isso aconteceu. Um minuto de silêncio......

    ResponderExcluir
  6. "Não é mole não,a bunda do Diego é maior que a do Faustão".
    Foi um dos coros mais engraçados que já se ouviram no Palestra Italia.

    ResponderExcluir