segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Top 10: Zicas estrangeiras


Lamentavelmente não é só o produto nacional que nos fez passar raiva. Alguns importados também deram as suas caneladas no Palestra. Segue a minha lista das dez maiores zicas estrangeiras que ganharam alguns reais (ou cruzeiros ou cruzados) por aqui e voltaram para a terra natal. Provavelmente estou me esquecendo de alguns...

1. Gioino: O mito!!!! O gênio!!! O matador de bambis!!! Era esforçado e até que fez uns gols...mas como era grosso...pqp!!!
2. Carlos Castro: Vim, vi e voltei. Com nome de galã de novela mexicana, o colombiano chegou em um momento tenebroso no início de 2003. Não me lembro de nenhuma partida dele com a camisa verde. Virou lenda.
3. Lozano (foto): Esse sempre é lembrando aqui no blog...hehehe... Em 1993 após a Colômbia golear a Argentina no Monumental de Nuñez por 5x0, começamos a achar que todos os que nasciam em Barranquilha, Cali ou Bogotá eram craques. A contratação de Rincón em 1994 mostrou que isso poderia ser verdade. A contratação do Lozano em 1995 mostrou que isso era mentira.
4. Florentin: se não me engano era paraguaio e veio do futebol equatoriano (?!) em 2007. Pediu para sair após alguns meses por não aguentar a pressão. Divide com o canhão do Pantanal (Edmilson) e o Cristiano o título de pior contratação daquele ano.
5. Rivarola: era impressão minha ou ele jogava bêbado? Contratado em 1999, fez partidas bisonhas e guardo de recordação dele um gol contra na partida diante do River Plate pela Mercosul.
6. Aragonês: já retratado aqui. Foi a partir da chegada do boliviano que começamos a utilizar a expressão "a década perdida" para os anos 80...hehehe
7. Aguirregaray: entra na relação por não ter feito o gol contra a Ferroviária no campeonato paulista de 1990. Uruguaio, se redimiu um pouco ao errar um penalti pelo Peñarol contra o Palmeiras pela Libertadores de 2000.
8. Diogo: lateral-esquerdo uruguaio da década de 80. Não sei se era bom ou ruim, mas vi umas fotos dele com a camisa do Palmeiras com uns 100 quilos. Por também não ganhar nada fica o registro.
9. Marco Ósio: italiano que chegou no final de 1995. Acho que foi o único europeu que jogou pelo Palmeiras. Toda vez que tentava uma jogada no Parque Antárctica ele devia se lembrar de suas raízas italianas, porque a torcida sempre gritava: "Porca miséria" ou "Mama mia"
10. Gato Fernandez: goleiro contratado em 1994 para substituir o Sérgio que deu alguns calafrios na torcida esmeraldina no ano anterior. Após algumas partidas do paraguaio, até que o Sérgio não era tão ruim...

8 comentários:

  1. O nome do estadio do Palmeiras é PALESTRA ITALIA e não Parque Antartica!!
    Por favor!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, faltou gente heim ? kkkkkkkkk
    Mas até que a lista tá gorda.
    Até que eu não achei tão ruim o Florentin e o Edmílson, é aquela coisa né? Se ele tivesse acertado um dos inúmeros canhões que tentou ia ser melhor visto. Me lembro apenas de um torpedo na trave. Só isso . . .
    Abraços .

    ResponderExcluir
  3. Fábio,
    Fantástico o Top Ten!!
    O argentino Mancuso não estaria no Top 10, talves Top 12, porém, me estranhou a continuidade da carreira dele no Brasil. Foi pro Flamengo e foi eleito o jogador mais violento do Brasil pela Placar...a partir daí acabou a carreira.
    Uma curiosidade em relação ao Losano. Me lembro do Luxa elogiando o atleta: - Tem muita categoria, quando toca a bola parece que dá so meio toque (sic)...hein???

    Abraços e parabéns +1vez!!!

    Ricardo Fonseca

    ResponderExcluir
  4. O Pig Pancada avisa: teu blog está linkado lá!

    http://pigpancada.blogspot.com/

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Eu vi todos esses jogarem e te digo, Diogo e Aragones jogaram bem. Diogo, no bom time de 84, era o lança chamas do Verdão. Foi o primeiro que vi a transformar lateral na área em cruzamento.
    Aragones, ao lado de Jorginho, era o meu ídolo no time de 81, que foi um dos piores que envergaram o manto. Me lembro de um jogo que ele fez um gol e atribuíram isso a Frei Cebolinha - personagem folclórico que frequentava as arquibancadas do Palestra.
    Boas recordações de minha infânica em SP.

    Sandro

    ResponderExcluir
  6. Em 1988 o Palmeiras trouxe 2 uruguaios, acho que do Nacional de MVD.

    Um era o Cesar Pereyra, veio pra jogar de lateral direito, mas tinha toque refinado e batia tão bem na bola que acabou jogando muito de meia.
    Outro chamava Russo, era um zagueiro, me lembro da gazeta esportiva impressa do dia da apresentação dele, e se não me engano sua fisionomia se assemelha ao Milionario (da dupla sertaneja). Nunca mais o vi, pois ele não passou no exame médico e foi devolvido. Ou será que foi por deficiência técnica? Só sei que nunca estreou.

    ResponderExcluir
  7. Munhoz - corria mas perdia gols a rodo. Parecia que ia vingar a cada ano, mas foi nota 5.
    e algumas 'descobertas' da atuante base do Palmeiras vieram de fora

    Claudio Valdivia - jogou no B, depois de ser dispensado do Barueri. So servia para carregar malas do irmao.

    Fretez - um paraguaio, que um diretor (Saverio ?) viu num torneio de juvenis e achou que era um novo maradona, mas nem na terra dele tinha prestigio. Perda de tempo.

    ResponderExcluir
  8. O Diogo era bom jogador, sobretudo com a camisa do Peñarol...

    ResponderExcluir