domingo, 6 de setembro de 2009

Ivan Izzo: um chumbinho da casa



Tenho uma teoria meio estúpida de que o Palmeiras deveria fazer peneiras apenas para goleiros e deixar de lado as outras posições. Afinal como diz Mauro Beting: "O Palmeiras não revela pratas-da-casa, revela chumbos-da-casa." hehehehe
Mas não é sempre que sai um Marcos, um Oberdan, um Veloso, um Zetti (apesar de bambi). Às vezes também revelamos algumas enganações no gol para o futebol. Talvez até não tão ruins, mas sem o "padrão Palmeiras de qualidade para goleiros".
Confesso que não sei se o Ivan Izzo foi um bom goleiro ou não no Palmeiras, mas uma partida dele me marcou negativamente com a camisa do alviverde.
Em 1991, o Palmeiras fazia uma campanha até que boa no campeonato paulista. Na minha lembrança não era um timaço, mas era acertadinho (como era criança na época posso estar enganado).
Pois bem, chegamos a fase semifinal com dois quadrangulares e o melhor de cada grupo classificado para a final. Infelizmente o regulamento foi alterado para permitir que um time da segunda divisão pudesse disputar o título (alguém arrisca um palpite de que clube é esse?)
Na primeira partida do quadrangular o Palmeiras enfrenta esse time da segunda divisão e perde por 4x2 com o Ivan falhando feio no primeiro gol. Foi o suficiente para eu guardar más lembranças dele e talvez estar praticando essa injustiça. Porém criança não perdoa...hehehe
Depois dessa partida nos recuperamos no quadrangular, ganhamos partidas contra Guarani e Botafogo-RP e quase chegamos na final. Tinha muita esperança de que talvez aquele título era nosso. Mas na última partida contra o mesmo time da segunda divisão precisávamos ganhar e empatamos. Tivemos que esperar até 1993 para o que devia ser nosso já em 1991.
Enfim, posso estar me vingando de maneira injusta por causa apenas de um lance que guardei na memória, mas o Ivan não me inspirava confiança (não sei vocês). Fica a pergunta para quem viveu e se lembra melhor daquela época: quem era melhor- Ivan ou Martorelli?
*Foto do time do Palmeiras de 1991 (não sei se é do Brasileiro ou do Paulista daquele ano) retirada do site do Milton Neves

6 comentários:

  1. OLHA ISSO :

    http://www.museudosesportes.com.br/noticia.php?id=25996

    http://www.bolanaarea.com/brasileirao_1991_fase1.htm

    Lembro um pouco do Ivan e guardo uma boa imagem dele. Gostava apesar de nem saber direito o que era Palmeiras como sei hoje mas isso é outra coisa né ?
    Parabéns por mais um post genial . . .
    Mas eu nem me lembro desse Matorelli
    mas o Bizu sei que foi artilheiro pernambucano e por muitos considerado um injustiçado pela torcida palmeirense que até hoje não perdoa ninguém.
    Abraços e sugestão para daqui alguns anos:
    MARCÃO ZAGUEIRO
    FABINHO CAPIXABA
    JUMAR
    KEIRRISON
    JÉCI
    MAURÍCIO ZAGUEIRO
    ABRAÇOS AMIGO . . .

    ResponderExcluir
  2. O Ivan era muito melhor do que o Martorelli... até o César(titular da equpe vice paulista de 92) era melhor do que o Martorelli.

    Se tivéssemos um goleiro bom, talvez tinhamos saído da fila já em 1986.

    Abraço,
    FC

    ResponderExcluir
  3. Ivan Izzo o Milton Neves as vezes repete umas 10 vezes seguida o nome dele
    O Ivan não era tão ruim o Martorelli é presidente do sindicato dos jogadores

    ResponderExcluir
  4. O Ivan era um bom goleiro, assim como o César.

    Mas teve o azar de jogar em épocas ruins para o clube, e a comparação com as feras sempre é cruel.

    A lembrança que tenho do Martorelli é que ele era uma espécie de Fábio Costa de sua época. Lembro de jogos em que ele fez grandes defesas, mas as cagadas são muito maiores.

    Abraço!!

    Fábio

    ResponderExcluir
  5. Fábio,

    Dos goleiros que o Palmeiras revelou, o Ivan só ganha do João Marcos.

    Era do tipo "craque poeta", falava bem, tinha boa pinta, mas bola que é bom...

    Nota 2 (de zero a 10).

    Abraços!

    (Obrigado pelo retorno no outro post)

    Ricardo Fonseca

    ResponderExcluir
  6. Uma coisa é certa, ele pelo Paysandu foi o goleiro que mais tempo ficou sem levar gols, quando ele fez parte da injustiçada campanha de 1994, na prática a melhor campanha do clube em campeonatos brasileiros, já que na teoria a melhor foi a instável de 2004. Ou talvez os méritos eram mais da zaga, lembrando que aquela campanha colecionou várias vitórias em casa, inclusive uma sobre os "bambis".

    Curiosamente, é o goleiro bicolor nos Hacks do International Superstar Soccer Deluxe de Campeonato Brasileiro/Ronaldinho Soccer/Etc.

    ResponderExcluir