sábado, 9 de julho de 2011

Marcos pré-santo

Com toda a polêmica a respeito em volta do caso Klebér e seu "amor pela camisa" só podemos tirar uma conclusão: palmeirense como nós só há o São Marcos (e talvez o Felipão). O resto é tudo profissional de futebol remunerado.
Mas enfim... não quero falar do Klebér e toda a polêmica envolvida nela. Acho que todos já estão saturados dessa novela. O tema desse post é outro: o que representava Marcos para nós antes de 1999?
Antes daquela histórica Libertadores em que nosso goleiro foi canonizado pela torcida, me recordo de poucas e raras participações do Marcos com nossa camisa. Se possível gostaria de saber também das lembranças de vocês.

Algúem tem alguma lembrança do Marcos entre 1992 até 1995? Confesso que a minha primeira lembrança desse careca (que tinha cabelo na época) foi em um jogo pelo campeonato Paulista de 1996 contra o Botafogo-RP (me corrijam se eu estiver errado). Era dia de mães e aquela máquina mortífera seguia a sua doce rotina de goleadas. Do Marcos em si só me lembro de um penalti que ele pegou quando a partida já estava definida. Talvez o primeiro milagre de uma longa série.
No mesmo ano o Marcos teve uma sequência de jogos após a contusão do Veloso no campeonato brasileiro. Pelas minhas memórias ele foi bem e chegou até a ser convocado pelo Zagallo para uma partida da Seleção. Mas confesso que não me lembro de nenhuma partida épica ou marcante do santo naquele campeonato.
Em 1997 e 1998 lembranças quase nulas dele. Estou ficando velho e com problemas de memória ou ele realmente pouco jogou nesses dois anos?
Chega o ano de 1999 e o Marcão tem a chance de ser titular no primeiro campeonato do ano: o Rio São Paulo (os titulares estavam fazendo pré-temporada para um certo campeonato continental). Chega o primeiro jogo contra o Vasco no Palestra. Marcão de titular e.... 5x1 para os cariocas!!!! Como confiar em um cara que toma 5 gols em casa? Cadê o Gilvan?heheehehe
Pois bem, na Libertadores a história é outra. O goleiro titular é o Veloso (após uma renovação muito complicada de contrato) e o Marcos vai apenas assistir do banco o título alviverde.

Mas a tragédia acontece!! O Veloso se contunde gravemente e agora a meta do nosso esquadrão montado para o título depende desse semi-careca. E agora? Tudo perdido? Porca miséria!!!!!
Alguém se lembra se foi em um jogo ou treino que o Veloso se machucou? Vocês já tinham confiança no Marcos ou ficaram com receio quando ele entrou?
Admito que acredito em destino, forças ocultas, etc. Pois só isso explica a história mágica do Marcos naquela Libertadores (e na sequência de sua carreira). O que ele fez contra gámbas e River não é possível descrever em palavras ou através da lógica. Após 7 anos no clube, um reserva caipira meio obscuro vira um mito! Será que estava escrito nas estrelas?
Bom...a partir daí já é uma história conhecida por todos. Uma história construída por um palmeirense (diferente de outros ídolos de barro) para todo o sempre. Amém!